Prefeitura retalia governo após ação contra a CMTC
Em resposta a questionamento do Procon Goiás relativo ao aumento da tarifa do transporte coletivo, Procon Goiânia ameaça entrar com processo contra a Saneago pelo reajuste nas contas de agua na Capital, indiferente à determinação da AGR, que aprovou a revisão da tarifa, que terá queda de 2,17%
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás247_ A disputa política entre a Prefeitura de Goiânia e o governo do Estado fica evidente a cada dia e agora ganha agora um novo capítulo. O assunto do momento são os aumentos das tarifa públicas. O Procon Estadual entrou na Justiça contra a Companhia Metropolitana do Transporte Coletico (CMTC) para derrubar o reajuste de 11% e conseguiu uma decisão liminar determinando o retorno ao preço anterior, de R$ 2,70.
Agora, é a vez de o Procon Goiânia questionar o aumento da tarifa de água e esgoto efetivado pela Saneago, empresa controlada pelo governo. O debate ainda não foi parar na Justiça, mas o órgão de defesa de consumidor enviou questionamento à concessionária querendo saber qual legislação a estatal utilizou para justificar o aumento.
A resposta da Saneago está em análise pelo órgão municipal. Em entrevista á rádio CBN Goiânia, porém, o diretor do Procon Goiânia, Miguel Tiago, afirmou que o aumento na tarifa de água só poderia ter ocorrido com a concordância da prefeitura da Capital, o que não ocorreu.
O serviço de tratamento de água e esgoto é feito pela Saneago por meio de uma concessão da prefeitura. No começo deste ano, por conta da disputa política pela Presidência da Câmara Municipal, a prefeitura montou uma comissão para avaliar a qualidade do serviço da Saneago e chegou a ameaçar romper a concessão. Tudo porquê a base governista tentou atrapalhar a eleição do peemedebista Clécio Alves, da base do prefeito Paulo Garcia.
Este novo debate mostra que Paulo Garcia (PT) não alivia para o governador Marconi Perillo e, ao contrário dos prefeitos Antônio Gomide (PT) e Maguito Vilela (PMDB), também do campo da oposição, assume uma postura mais beligerante em relação ao governador.
Revisão
À revelia das disputas políticas, o Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) entrou no assunto do aumento da conta de água e aprovou uma redução de 2,17% no valor da tarifa.
O percentual de redução foi calculado pela Gerência de Saneamento da AGR, após análise de documentos enviados pela empresa e será repassado ao consumidor a partir de julho de 2013.
A redução na tarifa de água e esgotamento sanitário é uma consequência de outra queda: o da tarifa de energia elétrica. Devido a um acordo fechado pelo Governo Federal com as concessionárias de energia elétrica, no início de 2013, houve uma redução nas contas de energia elétrica de até 21% para os consumidores industriais. Como os custos da Saneago com energia elétrica representam cerca 15%, sendo a segundo maior despesa operacional da empresa, tornou-se lógico que a redução do gasto com este insumo fosse repassada para o usuário em forma de redução de tarifas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247