Prefeitura libera R$ 500 mil para pesquisas sobre Chikungunya

Em encontro com especialistas da área de saúde, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou a liberação de R$ 500 mil para o desenvolvimento de pesquisas sobre Chikungunya. As ações objetivam promover melhorias no manejo clínico diante das ocorrências

Em encontro com especialistas da área de saúde, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou a liberação de R$ 500 mil para o desenvolvimento de pesquisas sobre Chikungunya. As ações objetivam promover melhorias no manejo clínico diante das ocorrências
Em encontro com especialistas da área de saúde, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou a liberação de R$ 500 mil para o desenvolvimento de pesquisas sobre Chikungunya. As ações objetivam promover melhorias no manejo clínico diante das ocorrências (Foto: Rodrigo Rocha)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ceará 247 - O prefeito Roberto Cláudio anunciou a liberação de R$ 500 mil para desenvolvimento de pesquisas sobre Chikungunya durante reunião, na noite de quarta-feira (10/05), com especialistas da área da saúde e membros da comunidade acadêmica para buscar soluções práticas no tocante ao aprofundamento dos conhecimentos sobre a patologia. As ações objetivam promover melhorias no manejo clínico diante das ocorrências. Os recursos serão liberados por meio de critérios previamente estabelecidos.

Na ocasião, médicos de diversas especialidades, ao lado de representantes da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, foram divididos em grupos específicos que vão atuar em várias diretrizes, como a gestão de dados epidemiológicos, capacitação profissional, rede de assistência e busca por uma comunicação eficiente.

“Os maiores especialistas da nossa Cidade na área da Infectologia estão comprometidos nesta iniciativa. Também neurologistas, reumatologistas, biólogos e pesquisadores. Uma equipe de altíssimo nível técnico que, a partir de agora, vai nos ajudar a dar um maior manejo a essa doença tão desafiadora”, pontuou a médica pediatra e secretária Municipal da Saúde, Joana Maciel.

continua após o anúncio

Também foram mencionadas estratégias implantadas pelo Ministério da Saúde, oferecendo suporte às condutas que serão adotadas a nível municipal. “Nós precisamos adaptar um Manual de Conduta, já existente no âmbito Federal, à nossa realidade. Será estabelecido um fluxograma de como o paciente vai ser atendido no primeiro momento, como identificar o risco do paciente e a quem referir esse paciente”, declarou o Prefeito.

Após a formalização e a padronização do Manual de Conduta, a Prefeitura publicará cartilhas e facilitará a promoção de cursos on-line para profissionais dos equipamentos de saúde públicos e privados.

continua após o anúncio

Serão adotados protocolos especiais para oferecer atendimento adequado, principalmente, aos grupos considerados de maior risco, compostos por crianças, idosos, hipertensos, diabéticos e cardiopatas, além de outros pacientes crônicos. O objetivo das ações é atendê-los no tempo correto, promovendo atenção humanizada, estabelecendo ações cujos resultados se apresentem em curto prazo, tendo em vista a gravidade epidêmica da situação.

“A partir disso, o paciente vai poder saber, dependendo de qual sintoma ele esteja apresentando, qual local da Rede ele vai procurar, se é Posto de Saúde, se é UPA, se é hospital. Caso ele apresente complicações, como, por exemplo, neurológicas, será orientado sobre qual unidade o atenderá”, esclareceu a titular da SMS.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247