Postura ereta, passo firme
Campeonato Brasiliense de Amazonas comea nesta sexta-feira. Etapa vale vaga para a competio nacional, em novembro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Maryna Lacerda_Brasília 247 — As amazonas - guerreiras por definição - eram as mulheres de uma tribo indígena que não aceitava homens em seu território. Hoje, elas dividem amigavelmente a arena com o sexo oposto. No hipismo, força física é irrelevante. O importante é conhecer o animal que se monta. De 30 de setembro a 2 de outubro, as guerreiras se enfrentam no Campeonato Brasiliense de Amazonas para decidir quem representará o Distrito Federal na competição nacional, em novembro de 2011.
"O hipismo é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em igualdade de condição", conta Adriana Guedes (foto acima), 37 anos, empresária. Ela monta desde os 7 e considera que o principal benefício da prática seja o estabelecimento de limites. "O esporte incentiva o respeito a outro ser vivo, por isso é ideal para crianças", diz.
Adriana treina todos os dias durante uma hora e meia e já participou de competições. Ela não esperava participar das eliminatórias do próximo fim de semana, já que está montando um animal novo. "Fui pega de surpresa, pretendo ser flexível e competir em uma categoria mais baixa."
A previsão da Federação Brasiliense de Hipismo é de que cerca de cem competidoras se inscrevam na eliminatória regional, da qual sairá a melhor atleta e a melhor equipe (atleta e animal). As modalidades variam: salto, adestramento, polo, volteio — espécie de ginástica olímpica para o cavalo — e enduro, percurso de resistência.
Duas campeãs brasileiras estão na competição. Cristiana Piauhylino (foto) e Flávia Rocha Melo. Cristiana , 40 anos, monta há cinco. No sábado (24), na Série Amador B, ela e a égua Jamaica ganharam medalha de ouro em salto – acima de 1 metro. Flávia, por sua vez, venceu na Série Amador, salto acima de 1,20 metro, com a égua HFB Frederica.
Serviço
O Campeonato Brasiliense de Amazonas ocorrerá no Centro Hípico Lago Sul, de sexta-feira (30) a domingo (2), a partir das 13h30. A entrada é franca.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247