PM de prontidão para acompanhar protesto
Às vésperas do protesto pela melhoria do transporte público e pela redução das tarifas, que ocorre nesta quinta-feira (20), no Recife, as informações dão conta de que a Polícia Militar (PM) disponibilizará um número recorde de policiais para garantir a tranquilidade; além dos 200 policiais que acompanharão os manifestantes, os batalhões de Rádio Patrulha, Tropa de Choque e da Cavalaria estarão de prontidão; o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, se reuniu com as principais lideranças para alertar a organização sobre possíveis atos de violência durante o protesto
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
PE247 – Às vésperas do protesto pela melhoria do transporte público e pela redução das tarifas, que ocorre amanhã (20), a partir das 16h, no Recife, as informações dão conta de que a Polícia Militar (PM) disponibilizará um número recorde de policiais para garantir uma manifestação pacífica. Além dos 200 policiais que acompanharão os manifestantes, o Governo Estadual estaria mobilizando os contingentes dos batalhões de Rádio Patrulha, Tropa de Choque e da Cavalaria, de acordo com informações do jornal Folha de Pernambuco. Diante da possibilidade de atos de vandalismo na mobilização, o procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon se reuniu nesta terça-feira (18) com as principais lideranças para alertar os organizadores quanto a possíveis atos de violência durante o protesto. Além disso, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) montou um ponto de apoio para qualquer emergência.
“Nós reconhecemos a legitimidade desse movimento cívico e acreditamos que Pernambuco saberá dar uma lição de cidadania ao País, com a realização da maior manifestação pacífica da história do nosso Estado”, declarou Fenelon. O alerta ocorre após várias manifestações em algumas capitais, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), terminarem em pancadaria, saques e danos ao patrimônio provocados por grupos radicais.
De acordo com o secretário de Articulação Social de Pernambuco, Aluísio Lessa, “a principal bandeira desse movimento deve ser a paz, com uma caminhada pacífica e apartidária, movida por um sentimento que vinha sendo represado há muito tempo”. “Estamos aqui para ouvir os clamores e apresentar respostas”, disse.
Também nesta terça, houve uma reunião do secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, com representantes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O promotor de Justiça Ortêncio Carvalho pediu que os líderes estudantis “vejam o MPPE (Ministério Público de Pernambuco) como parceiro do movimento, para que possamos garantir a livre expressão de pensamento de cada um de vocês”.
Vale ressaltar que, em janeiro deste ano, quando houve um aumento de 5,53% no preço das passagens, vários estudantes tentaram invadir a sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, na área central da capital pernambucano, e somente foram impedidos pela ação da Polícia Militar (PM).
A onda de mobilizações em nível nacional começou no início deste mês, em São Paulo, onde a tarifa subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20, com o objetivo de reduzir o preço das passagens de ônibus, além de pleitear melhorias no transporte público. As manifestações foram se espalhando por outras capitais. Isso porque, no mês passado, o Governo Federal instituiu a Medida Provisória 617, que zera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pagas pelas empresas de ônibus. Esta desoneração, em boa parte dos casos, não foi repassada para as tarifas
Dois dias antes do protesto no Recife, marcado para esta quinta-feira (20) e que deve receber mais de 60 mil pessoas, o Governo de Pernambuco reduziu em R$ 0,10 as tarifas de ônibus no Grande Recife. Mesmo assim, a presidente recém-eleita da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Melka Pinto, reforçou que o movimento terá outras bandeiras também.
“Nosso protesto é contra ônibus lotados, problemas de mobilidade urbana, falta de investimentos na saúde, educação e segurança pública. Vamos encher as ruas com palavras de ordem”, afirmou. Já o atual presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco (DCE-Unicap), Marcus Vinícius, disse que “o passe-livre e o enfrentamento à PEC 37 serão algumas das nossas bandeiras de luta que levaremos às ruas”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247