Piauí será área livre da aftosa sem vacinação até 2020

O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação; o governador Wellington Dias lançou, na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa; a certificação poderá ser feita até 15 de junho; o Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019; a partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação

O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação; o governador Wellington Dias lançou, na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa; a certificação poderá ser feita até 15 de junho; o Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019; a partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação
O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação; o governador Wellington Dias lançou, na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa; a certificação poderá ser feita até 15 de junho; o Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019; a partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Camilla Melo

O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação. O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (09), na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa. Participaram da solenidade, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Bernildo Val; representantes dos criadores de animais e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outras autoridades.

Wellington ressalta a importância da campanha de vacinação como um passo para o estado se tornar cada vez mais livre da aftosa. “Estamos abrindo mais uma campanha de vacinação, o pedido que fazemos é que, em todo o Piauí, os criadores de bovinos façam a vacinação contra a aftosa e outras doenças. O Piauí se candidatou junto ao Ministério da Agricultura. Nos próximos dias, receberemos vistoria, numa perspectiva de darmos mais um passo no que diz respeito à aftosa. Lá atrás, os animais produzidos no Piauí não podiam ser comercializados em outros estados, por que não se tinha a segurança e controle das doenças. Ainda no meu primeiro mandato, alcançamos a condição de área livre da febre aftosa e de outras doenças. Agora, nós estamos querendo caminhar para sermos uma zona tão protegida a ponto de não precisar da vacinação, ou seja, como não tem doença, não precisa de vacinação. Vamos ter um controle maior que vem de outros estados ou países e isso facilitará a vida do produtor, mas ainda há a necessidade de vacinar os rebanhos”, disse Dias.

continua após o anúncio

O diretor da Adapi, Bernildo Val, explica a importância do procedimento e como será a retirada da vacina no Piauí. “Hoje inicia oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa, mas desde o dia 1º deste mês a vacina está disponível e o processo vai até o dia 31. A certificação poderá ser feita até 15 de junho. O Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019. A partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação. Este ano já vamos iniciar a retirada gradual da vacinação. Nesse primeiro momento, todos os bovinos e bubalinos serão vacinados. Já na segunda etapa, em novembro, apenas os animais de 0 a 24 meses receberão a vacinação”, completa Val.

“No que diz respeito à agropecuária, Campo Maior tem uma representatividade. Então, se tratando de campanha de vacinação, o município é incentivador, por que entendemos que proteger os animais é cuidar da saúde dos seres humanos. Por isso, reforçamos o recado do governador sobre a importância da vacinação”, comenta o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha.  

continua após o anúncio

Antônio Manuel Gayoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Maior, afirma que “A aftosa atrapalha as exportações brasileiras. Por isso, os estados precisam erradicar a doença e o Piauí já se encaminha para isso. Desse modo, isso irá permitir a comercialização e é fundamental para os produtores e para o Piauí”, comenta Gayoso.

Luzardo Soares, criador de gado da raça Curraleiro Pé-Duro, diz que “estamos erradicando de vez a aftosa. Depois de muitos anos vacinando, esse é um trabalho longevo. Vamos conseguir eliminá-la no estado. Por isso, a Associação Nacional dos Criadores de Gado Curraleiro Pé-Duro participa desse momento tão importante para a saúde animal e também da saúde humana”, finaliza Soares.

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247