Pesquisa revela que eletricidade pode ser mais econômica que diesel para veículos pesados de carga

Novo estudo de pesquisadores suecos contraria a visão de que a eletrificação de caminhões pesados não é rentável, demonstrando que pode ser mais barata do que o uso de diesel

Veículo de transporte elétrico autônomo (AET) de Einride
Veículo de transporte elétrico autônomo (AET) de Einride (Foto: Einride/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Antigamente, acreditava-se que a eletrificação de veículos pesados de carga que realizavam longas distâncias era financeiramente inviável. No entanto, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, demonstraram que operar tais veículos com eletricidade pode, na verdade, ser mais barato do que com diesel.

"Eu mesmo fiquei surpreso com os resultados e espero que mais empresas de transporte e fabricantes de veículos pesados estejam dispostos a investir na eletrificação agora que demonstramos que pode ser rentável", afirma Johannes Karlsson, doutorando em Engenharia de Controle Automático na Universidade de Chalmers.

continua após o anúncio

A transição de uma frota movida a combustíveis fósseis para uma elétrica tem sido mais visível em veículos leves, como carros particulares e vans de entrega. No caso de veículos pesados que percorrem longas distâncias, a transição tem sido mais lenta devido à crença de que esses veículos precisariam de baterias grandes, que ocupariam tanto espaço de carga que a operação elétrica não seria lucrativa.

A pesquisa realizada pela Universidade de Chalmers revela que a eletricidade pode, de fato, ser uma alternativa mais econômica ao diesel – inclusive para veículos pesados de carga. "Analisamos um cenário em que veículos pesados percorrem os 553 km entre Helsingborg e Estocolmo, na Suécia. Comparamos dois diferentes tamanhos de bateria e dois possíveis preços para carregamento rápido. Nossa conclusão é que parece possível eletrificar este tipo de veículo de maneira econômica", esclarece Karlsson.

continua após o anúncio

Os pesquisadores criaram um modelo baseado em dados de uma empresa de transporte real em Helsingborg, escolhida por apresentar tarefas e condições de operação típicas para uma empresa de transporte daquela região da Suécia que cobre longas distâncias. A bateria de maior capacidade não precisava ser recarregada na estrada, apenas nos próprios depósitos da empresa, mas ocupava mais espaço de carga. Já a bateria menor necessitava de carregamento rápido na estrada, mas não restringia tanto a capacidade de carga.

Os resultados mostraram que operar com eletricidade era rentável para a empresa de transporte do estudo. "Com o tamanho de bateria adequado, deveria ser possível, em muitos casos, eletrificar veículos pesados de carga de modo que o custo seja o mesmo ou inferior ao de veículos movidos a diesel. O tamanho ideal de bateria é determinado pelo tipo de carga transportada, sejam cargas leves, como encomendas ou vegetais, ou cargas pesadas, como bebidas ou madeira. Outros fatores importantes que influenciam a escolha do tamanho da bateria são os padrões de condução e o preço do carregamento rápido. Um cenário futuro realista é que os veículos pesados terão diferentes tamanhos de bateria", complementa Karlsson.

continua após o anúncio

Investir em baterias e equipamentos de carregamento tem um custo. Para tornar o investimento rentável, estudos anteriores mostraram que a bateria de um veículo pesado elétrico precisa ser carregada e descarregada pelo menos 1.400 vezes, algo que a maioria dos veículos comerciais supera ao longo de sua vida útil.

O objetivo dos pesquisadores é acelerar a transição do diesel para a eletricidade no transporte de veículos pesados. "Demonstramos que uma frota de veículos pesados pode ser eletrificada de maneira econômica. Isso deveria incentivar as empresas a investirem na transição. Incentivos financeiros geralmente significam que mudanças podem ser feitas rapidamente, e nosso estudo é realista para muitas operações de transporte", afirma Anders Grauers, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Chalmers.

continua após o anúncio

O estudo, intitulado "Estudo de Caso sobre a Eletrificação Rentável de Caminhões de Longa Distância", foi publicado na revista Energies.

Com informações de techxplore.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247