Pernambuco passa a monitorar o nível do mar

Equipamento permitir que arquiplago ajude na avaliao e identificao do comportamento das guas

Pernambuco passa a monitorar o nível do mar
Pernambuco passa a monitorar o nível do mar (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_247 – O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebeu, nesta sexta-feira (04), um equipamento capaz de monitorar o nível do mar, transformando o Estado em importante colaborador na avaliação e identificação do comportamento das águas. A iniciativa partiu do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ação faz parte das metas do Projeto Estudo das Mudanças Climáticas e seus Efeitos em Pernambuco (Muclipe).

Segundo a coordenadora d/o Lamepe, Francis Lacerda, todos os dados coletados pelo equipamento serão colocados em um sistema de monitoramento oceânico já existente. A partir destas informações, será possível fazer um comparativo com a realidade do comportamento do oceano na costa do Estado.

“Estamos instalando este equipamento em uma posição estratégica de Pernambuco. Antes, este trabalho de monitoramento era feito de maneira rústica, com as tábuas de marés. Agora, podemos fazer esta análise em tempo real”, explicou a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda.

continua após o anúncio

O projeto foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia, e teve um investimento total na ordem de R$ 100 mil. Francis Lacerda ressaltou ainda que a ação de monitoramento é estratégica para o Estado, por causa da vulnerabilidade de sua população costeira. “Temos casos em que houve um aumento muito rápido das ondas, que prejudicou populações ribeirinhas de Pernambuco, além de pescadores que tiram o sustento do mar. Este é o primeiro passo para que seja feito este trabalho medição do nível das águas”, concluiu.

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), aponta que a densidade populacional da costa pernambucana é a maior do Brasil, com 913 habitantes por quilômetro quadrado.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247