Perillo realiza abertura do 15º Fica na Cidade de Goiás
Governador participou de solenidade que declarou aberto o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental. Programação vai até este domingo e apresenta 488 filmes inscritos, sendo 250 estrangeiros, oriundos de 13 países. Fica 2013 traz como destaques participações dos diretores Fernando Meirelles (Ensaio sobre a cegueira e Cidade de Deus), Kleber Mendonça Filho (O Som ao redor)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás 247_ O governador Marconi Perillo abriu oficialmente, na noite desta terça-feira, ao lado da prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás - FICA 2013 -, em sua 15ª edição, no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do Governo, na cidade de Goiás.
Esta edição apresenta 488 filmes inscritos, sendo 250 estrangeiros, oriundos de 13 países. O Festival vai até domingo com uma vasta programação cultural, destacando a apresentação dos filmes selecionados, debates, oficinas e palestras sobre cinema e preservação do meio ambiente.
Em discurso, o governador disse que desde o início se preocupou com a consolidação e com a melhoria do Fica e se reportou aos festivais de cinema ambiental de Cartagena das índias (Colômbia) e de Serra da Estrela (Portugal), observando que o Fica nos remete à criatividade, produzindo conhecimento e troca de experiência. “É motivo de orgulho, pelo que ele proporciona de vazão à criação, às novas tecnologias e à ciência, trazendo para a discussão o atualíssimo e oportuno tema da preservação do meio ambiente, o cinema e suas nuances, assim como as artes e a rica cultura que carregamos, reaprendemos e projetamos”, observou.
Perillo disse também que é a oportunidade de levar ao público momentos de reflexão, de reafirmação de posições diante das mudanças do mundo, garantindo instrumentos que nos conduzam à conscientização da necessidade de fazermos bem a nossa parte para que seja cada vez melhor a vida em comunidade. “Edificante também é sua dinâmica de reunir as artes num festival de cinema e vídeo. Melhor ainda saber que a cidade de Goiás ganha com isso, integrando segmentos, recebendo cada vez melhor o turista, com mais e melhores acomodações e resguardando nosso patrimônio artístico e histórico".
Homenagem
Este ano o Fica homenageia a poetisa Cora Coralina, cujo trabalho e vivência se confundem com a cidade de Goiás. A solenidade de abertura contou com a presença da filha de Cora, Vicência Bretas. Além de feira de artesanato, apresentação de filmes, oficinas, palestras, laboratório, fórum e debates sobre cinema e meio ambiente, ele tem uma programação musical diária, com a apresentação de shows com bandas e músicos goianos e nacionais. O encerramento, no domingo à noite, será com um show do músico Paulinho da Viola.
Além da Mostra Competitiva, haverá ainda a ABD Cine Goiás, a Mostra Paralela e o Fica Animado. Paralelamente, se desenvolve o Fica na Comunidade e o Fica Limpo, com ações que visam a conscientização dos participantes pela preservação ambiental durante o festival. Para a Mostra Competitiva foram selecionados 25 filmes, sendo: cinco (longa metragem); cinco (média metragem); 13 (curta metragem), e duas séries de televisão.
O Fica 2013 traz como destaques as participações dos diretores Fernando Meirelles (Ensaio sobre a cegueira e Cidade de Deus), Kleber Mendonça Filho (O Som ao redor) e Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema, os jornalistas especializados em meio ambiente Roger Straessle e André Trigueiro e os músicos Sá e Guarabyra.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247