PC do B reitera apoio à Prefeitura do Recife e defende a unidade

Em sua 12 Conferncia Municipal, Partido Comunista do Brasil aprovou resoluo onde reitera apoio gesto petista na Prefeitura do Recife e prega a unio da Frente Popular. Deciso corrobora tese defendida pelo presidente municipal da legenda, que foi vice do ex-prefeito Joo Paulo

PC do B reitera apoio à Prefeitura do Recife e defende a unidade
PC do B reitera apoio à Prefeitura do Recife e defende a unidade (Foto: José Cruz/ABr)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_247 – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) concluiu e aprovou, no último sábado (5), em sua 12ª Conferência Municipal, uma resolução em que reitera total apoio à Prefeitura da Cidade do Recife, comandada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e que sugere a abertura de diálogos com partidos ligados a base governista na cidade. Logo no início do documento, o partido reafirma o compromisso de continuar com o ciclo de transformações iniciado ainda na gestão do prefeito João Paulo, em 2001. A nota também ressalta a aprovação do programa de governo do atual prefeito João da Costa, onde a legenda tem ampla participação.

O objetivo do diálogo, como sugere o documento, é de avaliar o atual cenário político junto com os partidos que formam a Frente Popular. “Tal objetivo implica necessariamente na união de propósitos e de ação entre os partidos coligados, assim como na elevação do nível de atividade dos movimentos sociais presentes na cena local”, ressalta a nota. Outro ponto levantado na resolução do PCdoB é a necessidade de separar as questões da administração pública do debate eleitoral que se aproxima. “A gestão administrativa não pode nem deve se deixar contaminar pelo debate eleitoral. Todos os partidos que a apóiam devem zelar para que assim seja”, reafirma o partido em um dos tópicos.

Por fim, a agremiação defende o lançamento de uma candidatura única por parte da aliança. “Na presente situação, o PCdoB considera que continua válida a proposição de uma candidatura única a prefeito, porém leva na devida conta as manifestações de partidos aliados”, diz. Este ponto da resolução bate de frente com as mudanças de domicílio de votação praticadas nos últimos dias do prazo, que levantaram algumas insinuações dos integras e causaram certo desconforto nos partidos que foram a Frente Popular.

continua após o anúncio

A princípio, a resolução corrobora a tese defendida pelo presidente estadual do partido, o deputado estadual Luciano Siqueira. Frequentemente Siqueira tem defendido as movimentações dos partidos, mas se mostra contrário à antecipação do debate eleitoral.

Acompanhe na íntegra os seis pontos da resolução aprovada pelo PCdoB:

continua após o anúncio

O Comitê Municipal do PCdoB, eleito na 12ª. Conferência Municipal recém-realizada, reunido em sessão plenária adota a seguinte resolução acerca do atual quadro político-eleitoral do Recife.

 

continua após o anúncio

1. O PCdoB reafirma a compreensão de que prosseguir o ciclo de transformações em curso desde a primeira gestão do prefeito João Paulo, a partir de 2001, mantém-se como objetivo central da Frente Popular, em consonância com as mudanças que se operam em Pernambuco.

 

continua após o anúncio

2. Tal objetivo implica necessariamente na união de propósitos e de ação entre os partidos coligados, assim como na elevação do nível de atividade dos movimentos sociais presentes na cena local. Requer também o debate amplo envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade acerca da natureza do desenvolvimento econômico em curso, sob a ótica da distribuição de renda, da valorização do trabalho e da sustentabilidade econômica e ambiental.

 

continua após o anúncio

3. O PCdoB, que teve participação relevante na eleição do prefeito João da Costa, em 2008, aprova o programa de governo e tem presença ativa na administração, insiste na necessidade de aprimoramento dos procedimentos políticos e administrativos, no interior do governo e da coalizão partidária, visando a conquistar maior capacidade operativa e a dar mais consistência à unidade e à coesão das forças coligadas – fatores decisivos para a satisfação das necessidades e dos anseios da população, a consolidação da atual correlação de forças favorável e à vitória eleitoral em 2012.

 

continua após o anúncio

4. A gestão administrativa não pode nem deve se deixar contaminar pelo debate eleitoral. Todos os partidos que a apoiam devem zelar para que assim seja. Não obstante, as eleições de outubro vindouro já ocupam lugar de destaque na cena política, ainda que não se tenha instalado o período pré-eleitoral propriamente dito, que antecede as Convenções partidárias (que devem acontecer em junho). Todos os partidos já se dedicam ao assunto, especulando inclusive sobre variadas alternativas táticas.

 

continua após o anúncio

5. Na presente situação, o PCdoB considera que continua válida a proposição de uma candidatura única a prefeito, porém leva na devida conta as manifestações de partidos aliados sobre que partido possa vir a encabeçar a chapa unitária e sobre outras hipóteses táticas.

 

6. Nesse sentido, a Comissão Política – órgão executivo do Comitê Municipal – iniciará de imediato diálogo com os demais partidos da Frente Popular sobre o cenário em evolução.

 

Recife, 5 de novembro de 2011

O Comitê Municipal do PCdoB

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247