PBH garante Hospital do Barreiro até novembro
A Secretaria Municipal de Saúde promete deixar o Hospital Metropolitano do Barreiro, atualmente com 90 leitos, em pleno funcionamento até novembro; a pasta garantiu a disponibilidade completa da estrutura de 451 leitos, sendo 371 de internação e 80 de Centro de Terapia Intensiva (CTI); o objetivo é que o hospital seja referência nos atendimentos de alta complexidade, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, neurologia e cirurgia clínica
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Minas 247 - A Secretaria Municipal de Saúde promete deixar o Hospital Metropolitano do Barreiro, atualmente com 90 leitos, em pleno funcionamento até novembro. A pasta garantiu a disponibilidade completa da estrutura de 451 leitos, sendo 371 de internação e 80 de Centro de Terapia Intensiva (CTI). O objetivo é que o hospital seja referência nos atendimentos de alta complexidade, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, neurologia e cirurgia clínica.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, novos serviços e profissionais precisam ser habilitados para que todos os leitos estejam em condições de atendimento. “A saúde funciona assim: o governo federal repassa os recursos para tudo e a gente habilita. O que houver de aumento em termos de internação, ele repassa”, disse.
O titular da pasta disse haver ‘relativa tranquilidade’ para conseguir a verba da União, mas lembrou que existem outras instâncias. “O hospital se sustenta com 50% dos recursos federais, 25% do município e 25% do Estado. No âmbito do município, já está garantida uma verba de R$ 50 milhões de início. Com o governo do Estado, a negociação está em andamento”, acrescentou.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para pleitear um montante de R$ 625 mil mensais, o hospital deve estar cadastrado no programa Pro-Hosp Gestão Compartilhada. A documentação apresentada pela PBH, no entanto, teria sido insuficiente para finalizar o cadastro e o repasse do valor. “A SES já comunicou a secretaria municipal que é necessário o envio de mais informações para finalizar o processo e informa que está à disposição para discussão da pauta com a secretaria de BH”, afirmou, em nota.
O Ministério da Saúde informou que, desde agosto de 2016, repassa ao Hospital do Barreiro R$ 1,2 milhão por mês. Conforme a pasta, o próprio município pode alocar parte dos recursos recebidos pelo Fundo Municipal de Saúde, vindos da União, que em 2017 somam R$ 1,16 bilhão. Os relatos da SES e do ministérios foram publicados no Hoje em Dia.
O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, também garantiu que os 152 centros de saúde em funcionamento na capital passarão por reformas até dezembro. Inicialmente, estão previstas obras em 40 postos, com investimentos de R$ 8 milhões feitos pela própria prefeitura. Serão feitos reparos em telhados, toldos, pinturas e capinas em um prazo estimado de três meses. “As intervenções serão realizadas pela Secretaria de Obras. Por isso, elencamos 40 unidades que serão reformadas nos próximos três meses, mas até o fim do ano, queremos 100% das unidades reformadas”, disse.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247