Passe livre vai beneficiar 60 mil, garante governo
Primeiros 8 mil beneficiados pelo programa estadual foram anunciados durante evento na manhã desta sexta-feira (28); custeio do programa, cerca de R$ 2,4 milhões, será feito 100% com a verba do Fundo Protege Goiás; tem direito ao benefícios alunos com renda familiar de até três salários mínimos; a validade é de um semestre letivo, podendo ser renovado por mais semestres desde que o estudante seja assíduo e não seja reprovado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás247_ O governo estadual divulga nesta sexta-feira (28) lista dos primeiros beneficiados pelo programa Passe Livre Estudantil. São mais de oito mil alunos que, a partir de agosto, não pagarão passagem. A solenidade acontece nesta manhã no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O programa Passe Livre Estudantil está sendo realizado por etapas. Na primeira, foram realizados 12 mil cadastros de estudantes entre 12 e 18 anos incompletos. O cadastro continua aberto e a determinação do governador Marconi Perillo é de que, até o final deste ano, sejam incluídos 60 mil estudantes no PLE.
O secretário da Articulação Institucional, Joaquim de Castro, lembra que essa é uma conquista histórica dos jovens, equivalente à meia passagem. “O Passe Livre Estudantil já é realidade em Goiânia e Região Metropolitana, e vai favorecer o acesso de estudantes de baixa renda à educação. Além disso, aqueles que tenham interrompido por dificuldades financeiras, terão nova chance. Temos certeza de que esse benefício irá auxiliar na formação de profissionais que mais tarde possam colaborar com o desenvolvimento do Estado de Goiás”, comenta.
“É importante que se saiba que o PLE não exclui o benefício da meia passagem, que o aluno tem através da carteira de Passe Escolar do Setransp. O que o governo de Goiás fará é subsidiar a outra metade de até 48 passagens”, explica o superintendente de Juventude da Searti, Leonardo Felipe. Ele elucida ainda que o custeio do programa será feito 100% com a verba do Fundo Protege Goiás - que garante o aporte de recursos financeiros necessários à execução dos programas sociais do Estado.
O decreto 7911, que institui o Programa Passe Livre Estudantil (PLE), foi assinado no dia 26 de junho. Ele estabelece, dentre outros critérios, que o benefício concedido terá validade de um semestre letivo, podendo ser renovado por mais semestres, desde que o aluno se mantenha matriculado em instituição regular de ensino, tenha assiduidade nas atividades escolares, não seja reprovado por nota ou frequência em mais de uma disciplina e não abandone o curso.
Têm direito ao Passe Livre Estudantil estudantes economicamente carentes, ou seja, que não tenham recursos próprios ou de familiares para garantirem o acesso à educação e permanência em uma instituição de ensino. O Passe Livre Estudantil é destinado a estudantes de 12 a 18 anos incompletos, que cursem o ensino fundamental, médio ou universitário, em qualquer instituição regular de ensino em Goiás.
Os critérios são basicamente dois: a renda familiar abaixo de três salários mínimo, ou seja, a renda total deve ser menor que R$ 2.034,00; e o estudante ser beneficiário do programa Bolsa Universitária da OVG.
Para manter o direito ao Passe Livre Estudantil, o beneficiário deve renovar seu cadastro a cada seis meses, mediante apresentação do comprovante de matrícula. Data e prazo para renovação serão estabelecidos e divulgados pela Secretaria de Articulação Institucional, gestora do Programa PLE.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247