Palmeiras comemora 60 anos do título da Copa Rio

Mais importante conquista da histria do clube paulista ainda depende do reconhecimento da Fifa



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cassius Oliveira_247 - 22 de julho de 1951: essa data ficaria marcada na história de todo torcedor fanático do Palmeiras. Há 60 anos, a equipe alviverde sagrou-se campeã da Copa Rio Internacional. Muitos palmeirenses sempre reconheceram o título como um campeonato mundial. Em 2001, o clube paulista chegou a fazer um pedido formal à Fifa para reconhecer a conquista como um título intercontinental. Cinco anos depois, a entidade máxima do futebol chegou confirmar a conquista. Entretanto, meses depois a entidade voltou atrás, para revolta dos jogadores que participaram do torneio. “Eu me sinto campeão mundial, sem dúvida. Representamos o Brasil e ganhamos dos melhores times daquela época. Sem desmerecer o Corinthians e o São Paulo, mas eles disputaram o título deles contra quem?”, disse o goleiro Oberdan Catani, que defendeu o Palmeiras nas décadas de 40 e 50.

A Copa Rio foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antiga CBF, para aumentar a autoestima do futebol brasileiro. No ano anterior, o Brasil viveu sua tragédia do Maracanã, ou seja, o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai. Fizeram parte do torneio a Juventus (Itália), o Áustria Viena (Áustria), o Sporting Lisboa (Portugal), o Nacional de Montevidéu (Uruguai), o Olympique de Nice (França), o Estrela Vermelha (Iugoslávia) e os brasileiros Vasco da Gama e Palmeiras.

Após se classificar em segundo lugar no grupo paulista, que tinha Juventus, Nice e Estrela Vermelha (no rio ficaram Vasco, Áustria e Nacional), o Palmeiras passou pelo Vasco nas semifinais e venceu a Juventus na decisão, equipe que havia aplicado uma sonora goleada de 4 a 0 nos palmeirenses na primeira fase. No primeiro jogo da final, os palmeirenses venceram por 1 a 0, no Pacaembu. No Maracanã, empate por 2 a 2, com gols de Richard e Liminha, com mais de 100 mil pessoas no estádio. A Copa Rio – o primeiro mundial de clubes? – ficava no Brasil.

continua após o anúncio

Para homenagear os 60 anos da conquista, a Adidas, atual fabricante do material esportivo palmeirense, desenhou a camisa deste ano inspirada nos heróis de 1951 (veja vídeo abaixo). Antes, porém, relembre a narração do título alviverde no Rio de Janeiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247