Pacientes com Covid-19 são amarrados em macas por falta de sedativo no Amazonas

Os pacientes - intubados e inconscientes - passaram o último fim de semana com gazes amarradas nos punhos e presas às camas em um hospital de Parintins, no interior do Amazonas

Estado do Amazonas continua com sistema de saúde em colapso
Estado do Amazonas continua com sistema de saúde em colapso (Foto: Reprodução (TV Globo))


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pacientes graves de Covid-19 estão sendo amarrados nas próprias macas no Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, em Parintins, no interior do Amazonas, devido à falta de sedativos. Os pacientes - intubados e inconscientes - passaram o último fim de semana com gazes amarradas nos punhos e presas às camas. As informações foram publicadas pelo Jornal Nacional

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), Suzana Lobo, intubar uma pessoa sem o uso de sedação é "desumano".

continua após o anúncio

"[Sem sedativos] A primeira coisa que pode acontecer é uma autoextubação, ele [paciente] tira o tubo. Isso pode levar a uma parada cardíaca", disse Suzana. "É desumano a gente imaginar uma pessoa que vai ser mantida numa ventilação mecânica sem estar sob analgesia e uma boa sedação. Ela vai sentir desconforto, ela vai sentir ansiedade, ela vai sentir medo... E tudo isso vai levar a consequências muito graves", acrescentou.

A Defensoria Pública confirmou a autenticidade dos vídeos e informou que vai apurar a situação dos pacientes. Segundo o defensor público Rafael Barbosa, o órgão "vai oficiar a Prefeitura de Parintins, mas também a direção do hospital, para pedir esclarecimentos sobre o fato que as imagens retratam". "A depender dessa resposta, a gente vai, sim, analisar e considerar, sim, a propositura de uma ação judicial", complementou.

continua após o anúncio

Parintins é o terceiro município amazonense mais atingido pela Covid-19, com 8.269 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo as últimas estatísticas divulgadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM). Apenas a capital Manaus (142.386) e Coari (8.955) estão à frente.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247