Ordem dos Advogados de Portugal rompe acordo que facilita atuação de advogados brasileiros

Entidade justificou a mudança, afirmando que existe uma "diferença notória na prática jurídica em Portugal e no Brasil"

Lisboa
Lisboa (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Ordem dos Advogados de Portugal decidiu unilateralmente romper o acordo de reciprocidade que facilitava a prática da advocacia por brasileiros no país. A decisão foi publicada na terça-feira (4) e entra em vigor nesta quarta-feira (5).

O acordo, presente nos estatutos da entidade portuguesa desde dezembro de 2015, garantia que advogados brasileiros não precisavam revalidar seus diplomas ou passar por provas adicionais para exercer a profissão em território português. Era suficiente estar com a inscrição válida e em atividade na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

continua após o anúncio

Em nota, a entidade justificou a mudança, afirmando que existe uma "diferença notória na prática jurídica em Portugal e no Brasil" e citando "sérios problemas" de adaptação enfrentados pelos profissionais brasileiros. O comunicado menciona que há dificuldades significativas na adaptação dos advogados brasileiros ao regime jurídico português, à legislação substantiva e processual, bem como às plataformas jurídicas utilizadas comumente. A entidade argumenta que essas dificuldades representam um risco para os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos portugueses e brasileiros.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247