Onze governadores têm destino pendurado no TSE

Tribunal Superior Eleitoral, que acaba de inocentar a governadora Rosalba Ciarlini (RN) da acusao de abuso de poder econmico na eleio, ainda tem mais 11 chefes de executivo estadual para julgar; entre eles, Anastasia (MG), Roseana (MA) e Gomes (CE); eles passaro no teste de fogo?

Onze governadores têm destino pendurado no TSE
Onze governadores têm destino pendurado no TSE (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio_247 - Nada menos que 11 governadores eleitos em 2010 têm o mandato questionado em ações no Tribunal Superior Eleitoral, entre eles o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e o de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). O primeiro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha à reeleição. O segundo responde por abuso de poder econômico na campanha eleitoral.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral julgou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). Por maioria, os ministros do TSE concluíram que não havia provas suficientes para cassar o seu mandato. O recurso contra Rosalba foi apresentado pela coligação do candidato derrotado nas eleições, Iberê Ferreira de Souza.

A coligação acusava Rosalba de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social, além de gastos ilícitos de campanha nas eleições de 2010.

continua após o anúncio

Na maior parte dos processos pendentes de julgamento no TSE, os governantes são acusados de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esses crimes e suas respectivas punições estão previstos na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/1990), podendo levar à cassação do diploma caso fique comprovada a prática.

Os governadores que terão seu futuro decidido pelos ministros do TSE são : Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PMN-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB-PI); Anchieta Junior (PSDB-RR); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Roseana Sarney (PMDB-MA); André Puccinelli (PMDB-MS); e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

continua após o anúncio

No caso do processo contra o governador do Acre, Tião Viana, é o Ministério Público Eleitoral que pede a cassação de seu mandato sob a alegação de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A relatora deste recurso é a ministra Cármen Lúcia.

Em Alagoas, o recurso contra a expedição de diploma de Teotônio Vilela foi apresentado pela coligação adversária, que alega a prática de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio por parte do governador durante a campanha para as eleições. O relator é o ministro Arnaldo Versiani.

continua após o anúncio

No caso do governador Cid Gomes, do Ceará, a coligação adversária alega que ele teria utilizado indevidamente a propaganda institucional com o objetivo de promover sua candidatura. Também acusa o governador de abuso de poder econômico e político. O relator é o ministro Gilson Dipp.

A governadora Roseana Sarney é alvo de dois processos que pedem sua cassação. O primeiro foi apresentado pelo candidato a deputado estadual em 2010 pelo PRTB José Maria da Silva Fontinele. Ele acusa a governadora de uso indevido dos meios de comunicação social para se reeleger.

continua após o anúncio

No segundo processo, Roseana é acusada por José Reinaldo, candidato ao Senado em 2010, de violar o Código Eleitoral e a Lei das Eleições por suposta compra de votos e fraude por meio de convênios firmados pelo Estado. O relator é o ministro Arnaldo Versiani.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247