Obras do aeroporto serão retomadas em agosto
Garantia teria sido dada nesta sexta-feira (19) pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, ao governador Marconi Perillo, durante solenidade de entrega da Medalha do Mérito Santos-Dumont, em Brasília; parada desde 2007 por suspeitas de superfaturamento, a obra de construção do novo terminal de passageiros do Santa Genoveva, segundo o novo cronograma, tem conclusão prevista para dezembro de 2014; ainda não há acordo para retomada da ampliação do pátio e da construção da pista secundária
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás247_ O governador Marconi Perillo (PSDB) foi informado nesta sexta-feira (19) pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, da retomada das obras de construção do novo aeroporto de Goiânia. Na solenidade em Brasília, onde o governador foi condecorado com a Medalha do Mérito Santos-Dumont, a mais alta homenagem da Aeronáutica brasileira, o presidente garantiu ao tucano que virá a Goiás, em agosto, para o lançamento oficial da retomada das obras.
A novela que se tornou a construção dos novos terminal e pista do aeroporto de Goiânia, que enfim pode ter seu capítulo final, começou em 2007, quando as obras foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União em razão da constatação de que havia sobrepreço. Foi necessária muita conversa para a readequação dos custos da obra pelo consórcio Odebrecht/Via Engenharia, responsável pela execução do projeto.
No dia 14 de junho, em reunião com Perillo, Gustavo do Vale disse que o aeroporto de Goiânia é uma obra prioritária da estatal. “Ele é uma pedra no sapato da Infraero e precisa ser retirada porque tem nos machucado muito. O aeroporto atual está bem aquém do potencial econômico de Goiânia e de todo o Estado”, reconheceu.
Se for mantido o cronograma, a entrega da primeira etapa das obras acontecerá em dezembro de 2014. De acordo com o projeto, o consórcio vai retomar a construção dos quatro terminais de passageiros, o que compreende quase 70% de todo o terminal. Enquanto isso, o consórcio e a Infraero trabalharão na conclusão do projeto para o pátio e a pista secundária, que posteriormente será enviado ao Tribunal de Contas da União para aprovação.
Medalha
Na solenidade desta sexta-feira (19) em Brasília, no dia em que se comemora 140 anos do nascimento de Alberto Santos Dummont, brasileiro considerado o Pai da Aviação, o governador Perillo recebeu a medalha das mãos do ministro da Defesa, Celso Amorim, na Base Aérea de Brasília, com a presença do alto oficialato das Forças Armadas.
A condecoração é oferecida a brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços à Aeronáutica brasileira e que tenham se destacado no exercício da profissão, critérios que incluem também militares das Forças Armadas.
Em entrevista à imprensa, logo após a solenidade, Marconi Perillo afirmou que a homenagem é uma deferência aos goianos, uma vez que Goiás abriga, em Anápolis, unidade da Base Aérea, apontada com uma das mais estratégicas para a Aeronáutica do Brasil. De acordo com o governador, além da segurança que proporciona ao País, a Base Aérea de Anápolis contribui para dar visibilidade a Goiás no cenário nacional.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247