Número de homicídios cai em Goiânia no mês de junho
Em junho de 2012 foram 53 ocorrências de homicídio e no mês passado, foram 34. Em relação ao mês de maio, junho registrou queda de 23%. Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, diz que um dos motivos para a diminuição da violência é a implantação do sistema AIS (Áreas Integradas de Segurança). A segurança pública é um dos gargalos do governo estadual e tem recebido atenção especial do governador Marconi Perillo
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Goiás 247_ A Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou queda de 36% no número de homicídios em Goiânia em junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Em junho de 2012 foram 53 ocorrências de homicídio e no mesmo mês de 2013, foram 34. Em relação ao mês de maio, junho registrou queda de 23%. Em maio de 2013 foram 44 homicídios e em junho de 2013, 34 ocorrências deste tipo.
Os dados mostram ainda queda de 9% na comparação do segundo trimestre de 2012 com o segundo semestre de 2013. Naquele trimestre do ano passado foram 140 homicídios e agora em 2013, 128.
Na comparação com o primeiro semestre do ano passado a queda foi de 2%. No primeiro semestre deste ano foram registrados 264 homicídios. No mesmo período de 2012 foram 269.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, os números mostram o resultado do trabalho realizado nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) da capital. Por meio das AIS, as forças da Segurança Pública atuam com foco específico em cada região. Nas regiões Noroeste e Leste, o mapeamento criminal identificou que ambas concentravam a maioria dos homicídios de Goiânia. Por isso, as polícias atuaram, desde o início de maio, focadas no combate a este crime.
Áreas Integradas de Segurança
A redução na criminalidade deve-se entre outros fatores à implantação das Áreas Integradas de Segurança (AIS). Nesta terça-feira, dia 2, foram lançadas as AIS para as regiões Norte, Sudoeste e Oeste de Goiânia. A solenidade foi no auditório da Fundação Tiradentes, na Avenida Contorno, no Centro, em Goiânia.
O modelo de gestão via AIS consiste em três etapas: o alinhamento da circunscrição de atuação das polícias (o que possibilita a criação das AIS), a identificação do perfil criminal de cada região e a definição de ações.
Goiânia é o primeiro município a receber o modelo. A capital foi dividida em sete Áreas Integradas de Segurança: Central, Noroeste, Norte, Sudoeste, Oeste, Sul e Leste. Por meio do mapeamento de ocorrências em tempo real, foi definido o perfil criminal de cada uma delas. Foram implementadas as AIS Noroeste, Leste, Sul e Central.
Entre os presentes na cerimônia estava o subsecretário de planejamento e integração operacional da secretaria de segurança do Rio de janeiro, delegado da Polícia Federal Roberto de Sá. Ele trouxe a Goiás sua experiência no planejamento e implantação do Sistema Integrado de Metas e das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital carioca.
(Com informações do Goiás Agora)
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247