“Não converso politicamente com ele há mais de um ano”

Nesta segunda parte da entrevista ao 247, o prefeito Joo da Costa revela que no conversa com o seu maior desafeto, o deputado federal Joo Paulo, h mais de um ano. O gestor garante, porm, que no momento que for preciso, discutir, sem mgoas, com o correligionrio

 “Não converso politicamente com ele há mais de um ano”
“Não converso politicamente com ele há mais de um ano” (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Gilberto Prazeres_247

A Executiva nacional do PT criou uma Comissão de Acompanhamento Eleitoral, na qual os deputados federais José Guimarães (CE) e João Paulo (PE) ficaram responsáveis pelo Nordeste. O 247 perguntou ao ex-prefeito, por conta do rompimento entre os senhores, se ele abriria mão de discutir o Recife. A resposta foi não. Já teve algum contato nesse respeito?
 

Não. A comissão ainda não me procurou, até porque o PT aprovou também um calendário eleitoral, onde, a partir de abril do próximo ano, se estabelece todo um processo de discussão no partido. Os comitês agora vão acumulando discussões políticas, que vão ocorrendo. Mas as definições só sairão no próximo ano.

Mas vai dar para conversar para discutir essa questão com João Paulo sem mágoas, de um lado e do outro?

continua após o anúncio

Eu não vou levar mágoas para uma mesa de discussão política. Do ponto de vista pessoal, por tudo o que eu passei em minha vida, não tem espaço para eu ficar alimentando ressentimento e mágoas de ninguém. Muito menos de João Paulo. Ele teve um papel importante na minha vida pessoal e na política também. Se hoje ele acha que não tem, é uma interpretação dele. Eu não costumo rasgar o meu passado. A gente teve problemas, do ponto de vista da condução do processo na prefeitura. Na hora que for necessário, da minha parte, a gente vai sentar para conversar sem nenhum problema. Vamos discutir o que é bom para o PT, para a Frente e para o povo.

Há quanto tempo o senhor não fala com João Paulo?

continua após o anúncio

Não converso politicamente com ele há mais de um ano. Falar, a gente se fala em eventos ocasionais.Mas sem nem olhar no rosto, né?

(Risos) 

continua após o anúncio
 

Há alguns meses, a Prefeitura do Recife anunciou uma série de projetos importantes, entre eles de reordenação de estabelecimentos comerciais e o Plano de Mobilidade. Quando o senhor espera essas matérias sempre votadas na Câmara de Vereadores?

A Câmara criou uma comissão especial para estudar o Plano de Mobilidade. Tem essa comissão lá. As pessoas dizem que é um plano conceitual, e é mesmo. É um plano que define uma estratégia para a mobilidade do Recife. Estabelece o transporte coletivo como prioridade. Discutimos isso com o Governo do Estado e, no começo do próximo ano, vamos começar a fazer. Teremos o Corredor Norte/Sul, que corta a avenida Agamenon Magalhães; o Corredor Leste/Oeste, a terceira Perimetral... Estamos esperando que o Governo Federal anuncie a liberação de R$ 2,4 bilhões em investimentos na área. Enquanto isso, já estamos tocando uma obra estruturante como a Via Mangue. Já licitamos a construção da ponte que vai ligar os bairros de Monteiro a Iputinga, já entregamos a duplicação do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra.

continua após o anúncio

Dá para dizer que, em 2012, o recifense verá marcas de João da Costa na cidade?

Já tem marcas. Eu concluí o Parque Dona Lindu, que é uma marca cultural na cidade; a própria duplicação do Capitão Temudo; entregamos 5 mil habitações, para quem não precisa de casa talvez nessa encarada assim, mas, para quem não tem casa, é uma política habitacional marcante. Se você for olhar para a História do Recife, não vai encontrar gestões que tenham feito em quatro anos esse número de moradias. Isto é uma marca e compromisso político que assumimos e estamos honrando com a população mais pobre. Então, essas serão marcas que serão identificadas. Na política ambiental, eu criei a Secretaria de Meio Ambiente, estamos desenvolvendo uma política de parques na cidade que nunca existiu. Estamos construindo agora o Parque do Caiara, um parque esportivo; o Parque do Santana, que vai aliar lazer e esporte; e um parque ambiental, que vai ser o de Apipucos. Ainda desapropriei a Tamarineira, que vai ser mais um parque. Estamos lutando, em Brasília, pela delimitação do Parque dos Manguezais, no Pina. Isso vai ficar para a História, isso vai ser percebido pela população.

continua após o anúncio

Quando a primeira etapa da Via Mangue será concluída?

Nós esperamos, até o final do próximo ano, ter uma etapa entregue. Temos um marco importante, que é agora em dezembro, quando a gente entrega 720 apartamentos para os moradores daquelas palafitas de Boa Viagem. Vamos tirar todos esses moradores delas.

continua após o anúncio

A propaganda oficial da Prefeitura diz que o Recife é o coração de um novo Pernambuco, do ponto de vista econômico. As pessoas estão assimilando essa mensagem?

A gente está trabalhando para isso, porque o momento econômico do Estado muitas vezes é ligado exclusivamente à indústria, ao que acontece em Suape. Mas Recife também está se transformando. Aos poucos, as pessoas vão percebendo isso.

continua após o anúncio

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247