Na Câmara, Roberto Cláudio fala de situação da José Avelino
Em visita à Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta-feira (17), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) prestou esclarecimentos sobre a feira da José Avelino. O chefe do Executivo Municipal disse que seu objetivo é revitalizar o Centro em diversas áreas sem que haja prejuízos aos feirantes e que está providenciando um mercado público novo, com mais de mil boxes. Sobre as manifestações violentas ocorridas nos últimos dias, o prefeito disse que nunca fugiu “de nenhum debate. Mas uma coisa é manifestante, outra é lidar com crime. Estamos lidando com atividade criminosa e assim iremos tratar”
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Ceará 247 - O prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi à Câmara Municipal de Fortaleza na manhã desta quarta-feira (17), para realizar explanações sobre a feira da José Avelino. RC afirmou que o objetivo é requalificar e revitalizar o Centro da cidade em diversas áreas e realocar os feirantes para galpões e box organizados no Centro, sem que haja qualquer tipo de malefício a eles.
O prefeito reconheceu que durante os 4 primeiros anos de sua gestão, não conseguiu encontrar uma solução para os feirantes da José Avelino, mas que tentaram de todas as maneiras estabelecer com os comerciantes do local, explicando que ao longo de 4 anos, se reuniu mais de uma dúzia de vezes com representantes.
Em seguida, comentou que é preciso proteger o ambulante que não tem dinheiro ou renda para alugar um box em galpão nas novas feiras que foram criadas, e que em conversa com os comerciantes da José Avelino já neste ano, se foi garantido que mil box seriam dados aos comerciantes, desde que a pessoa estivesse devidamente cadastrada e que fosse comprovado a baixa renda para não ter condições de ocupar um box particular.
“Estamos providenciando um mercado público novo no Centro, com mais de mil boxes públicos para ampliar as oportunidades do atacarejo. Em relação a economia, o ordenamento não vai representar a perda da sinergia do atacarejo, pelo contrário. O ordenamento de novas linhas de ônibus vão garantir novas oportunidades para esse mercado. Nós temos box de sobra, até para quem não é da José Avelino, mas tem que estar regularizado”, destacou.
Roberto Cláudio reconheceu a importância do atacarejo, ainda mais em uma época de crise que o país enfrenta e declarou apoio a esse tipo de economia, e que a PMF não pretende acabar com esse tipo de economia, mas sim ajudar os pais e mães de família que atuam como comerciantes.
“Não temos como objetivo desabrigar pais ou mães de família que precisam de algum tipo de proteção, mas ao mesmo tempo era preciso que eles entendessem o que estavam acontecendo, trazendo diversos problemas pra cidade estando naquela área. De quarta pra quinta e de sábado pra domingo, se recolhe mais de 5 toneladas de lixo com a limpeza pública. Sem falar do transtorno urbano sem precedentes para mobilidade de trânsito de trabalhadores que usam o transporte público e precisam circular no Centro”, explicou.
O prefeito comentou que embora diversas reuniões tenham acontecido e que a PMF tenha acatado com todas as decisões judiciais e pedidos dos feirantes para o funcionamento de determinadas datas, começou a haver manifestações violentas quando a Prefeitura de Fortaleza começou a realizar obras no entorno da José Avelino.
“Manifestação eu lido há mais de 4 anos e eu mesmo vou lá, sentar no chão, usar megafone pra conversar com manifestante, faz parte de ser prefeito e nunca fugi de nenhum debate. Mas uma coisa é manifestante, outra é lidar com crime. Estamos lidando com atividade criminosa e assim iremos tratar. Não há pai ou mãe que joga molotov, que queima pneu que seja cidadão”, comentou.
Roberto Cláudio ressaltou também que essas manifestações com caráter violento atrapalhavam não só as obras públicas da Prefeitura, mas também quem precisa se deslocar no Centro da cidade. Ele comentou também que todas as pessoas envolvidas foram identificadas e foram encaminhadas para a Justiça.
“Quero deixar claro que não vou abrir mão da ordem da Lei, nem de não cumprir ou deixar de fazer aquilo que a cidade acha que é o melhor que deve ser feito. Com tudo isso que estamos fazendo, o mercado do atacarejo vai sair mais forte. O Centro vai sair mais forte porque vai estar revitalizado, mais organizado”, assegurou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247