MP quer ação contra presidente da Fundação Palmares por seu ataque a Zumbi

Segundo a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Sérgio Camargo publicou, no site oficial da Fundação Palmares, "artigos que põem em dúvida a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta negra contra a escravidão e, por isso, razão da designação do primeiro espaço institucional criado para enfrentar o racismo estrutural da sociedade brasileira"

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão apresentou uma representação por improbidade administrativa contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, por publicações institucionais e na conta dele em uma rede social com críticas a Zumbi dos Palmares na quarta-feira (13), data da assinatura da Lei Áurea. Ele chegou a dizer, por exemplo, que "Zumbi é herói imposto pela ideologia que a grande maioria dos brasileiros repudia".

De acordo com o documento, Camargo, a pretexto de comemorar o aniversário da Lei Áurea, de 1888, "publicou, no site oficial da Fundação, artigos que põem em dúvida a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta negra contra a escravidão e, por isso, razão da designação do primeiro espaço institucional criado para enfrentar o racismo estrutural da sociedade brasileira".

continua após o anúncio

A procuradora federal dos direitos do cidadão Deborah Duprat diz que "a Fundação Cultural Palmares já nasce vocacionada à promoção 'dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira' (art. 1º da Lei 7668). Negar ao povo negro a sua história e seus heróis, como é o caso de Zumbi, é atentar contra a instituição que Sergio Camargo preside".

"Como foi fartamente demonstrado, o ato de Sergio Camargo é desleal à Fundação Cultural Palmares, atenta contra o princípio central da administração pública, que é a legalidade, e é moralmente abjeto. Pelo exposto, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão aguarda a propositura da ação de improbidade contra Sergio Camargo, de modo a tornar evidente que não há espaço, no Estado brasileiro, para flertes com regimes que fizeram da superioridade racial política de governo", escreveu.

continua após o anúncio

Caberá agora à PRDF designar um procurador para analisar o caso e apresentar a ação de improbidade.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247