Movimento para quem não tem praia
Grupo de surfistas incentiva prtica de esportes, principalmente aquticos, em Braslia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sabrina Fiuza_Brasília247 – Praticantes do surf e outros esportes aquáticos não precisam lamentar a ausência de mar em Brasília. O Movimento dos Sem Praia, criado há 16 anos, promove encontros e incentiva a prática de kite surf, stand up, wake e outras atividades aquáticas no Pontão do Lago Sul.
André Romão, 36 anos, é funcionário da Mormaii, patrocinadora dos Sem Praia, e um dos idealizadores do movimento. Ele conta que a ideia de criar o grupo surgiu da falta de praia em Brasília. "Aqui tem muita gente que gosta de pegar onda", diz. "Começamos a juntar todas essas pessoas e levar para surfar juntos, em cidades praianas".
Em 1995, organizaram o 1º Campeonato Brasiliense de Surf em Garopababa, Santa Catarina. Apenas representantes da cidade participaram do evento. "Foi aí que nasceu o movimento", diz. O movimento já organizou, segundo Romão, cerca de 40 campeonatos.
O professor de stand up e wake diz: "Começamos unindo as pessoas para praticar kite surf, wake surf, wake board, wind surf e até skate", conta. "O movimento cresceu e hoje também fazemos stand up e voo livre".
Todos os domingos, integrantes e simpatizantes do movimento se encontram no Eixão Norte, na altura da 216, para praticar skate. Em seguida, seguem para o Pontão do Lago Sul, onde praticam stand up e oferecem o serviço para interessados, ao custo de R$ 20 a hora.
O geógrafo André Redivo, 34 anos, encontrou no movimento uma atividade para os domingos. "Comecei no Eixão andando de skate com meu filho", diz. Há dois meses, conheceram o Movimento. Desde então, o passeio de domingo segue até o fim do dia na beira do Lago Paranoá, onde o filho de André, Caio, de 11 anos, pratica stand up. "Se deixar, ele fica o dia inteiro dentro d'água".
"Acho o movimento muito legal, inovador aqui em Brasília", diz o programador Rafael Alves, 24 anos, que veio ao Pontão pela primeira vez neste domingo. "A iniciativa é muito boa, afinal é um incentivo para a prática de esportes".
Para mais informações sobre o Movimento dos Sem Praia acesse o site: www.movimentodossempraia.com.br.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247