Monte a sua carteira de investimentos

Com o capital bem distribudo entre renda fixa e varivel, possvel garantir boa rentabilidade mesmo no atual contexto de volatilidade nos mercados



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciane Macedo _247 - A instabilidade econômica na Europa e nos Estados Unidos tem se refletido, em maior ou menor grau, mas continuamente, no mercado financeiro nacional. E se essa volatilidade prolongada pode deixar muito veterano nervoso, o cenário fica ainda menos convidativo para o investidor iniciante ou mesmo para aquele que já tem experiência, mas passou algum tempo longe do mercado e pretende retomar agora.

Embora ainda haja ótimas opções de investimento, nem todos sabem como contemplá-las isoladamente ou combiná-las da melhor maneira possível. E se diversificar a carteira é uma boa idéia, na prática, nem sempre se verifica. Um cenário de crise e um investidor que não está disposto a correr nenhum risco desafiam a efetividade da carteira diversificada.

continua após o anúncio

Mas qual é o seu perfil? Você está disposto a assumir riscos ou prefere passar bem longe deles? Se a sua opção é pela segurança, mas, ainda assim, você gostaria de investir e ganhar, mesmo durante crises, então saiba que é possível. André Paes, diretor de Estratégias e Produtos e gestor de Renda Variável da Infinity Asset Management, elaborou diferentes sugestões de investimento, especialmente para "Seu Dinheiro", contemplando três clássicos perfis no contexto atual:

o conservador, que não está disposto a assumir nenhum risco;
o moderado, que pode investir num cenário instável, desde que saiba onde estão as melhores chances de ganhar e onde estão os maiores perigos; e, finalmente,
o ousado, aquele que está quase sempre disposto a arriscar, tanto mais quanto sejam suas possibilidades de lucro.

continua após o anúncio

    "O conservador é, por definição, o investidor que não aceita perdas", diz Paes. "Investir, só se for com ganho certo", acrescenta. Talvez, por isso mesmo, este perfil seja o mais fácil de agradar quando se vive numa economia emergente e, pelo menos até o momento, blindada contra as vicissitudes do cenário econômico global. A receita de sucesso para o conservador não poderia ser mais simples: Tesouro Direto -- e nada além. Na avaliação do diretor da Infinity, não há como perder dinheiro com os títulos públicos quando os juros reais brasileiros estão no topo da lista mundial. Segundo Paes, só a Hungria tem, atualmente, juros reais positivos, ficando logo atrás do Brasil, em segundo lugar.

    "O Tesouro Direto ainda paga muito bem, é o maior retorno do mundo em termos de juros reais", explica Paes. "É um excelente investimento, especialmente para a pessoa física", indica o gestor, referindo-se ao acesso democrático aos títulos do Tesouro Direto, que podem ser negociados diretamente pela internet. Mas a principal vantagem é poder investir com pouco capital -- a partir de R$ 100 -- e, ainda assim, obter as taxas mais atrativas do mercado. "Para conseguir as mesmas taxas do Tesouro Direto em outro tipo de investimento, só com muito dinheiro", adverte Paes.

    continua após o anúncio

    Dentre os títulos disponíveis (leia mais sobre o Tesouro Direto na edição #7 de "Seu Dinheiro"), o diretor da Infinity recomenda um investimento de 70% em NTN-B ou NTN-B Principal, que são indexados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e 30% em LTF, indexados à taxa Selic. "Os preços dos títulos indexados ao IPCA podem melhorar ainda mais", indica Paes.

    continua após o anúncio

    Para o investidor moderado, a recomendação é investir 70% em Tesouro Direto e distribuir os outros 30%, igualmente, entre CDB (Certificado de Depósito Bancário), título emitido pelos bancos com rentabilidade pré ou pós-fixada, e o mercado acionário. "O moderado está começando a comprar ações", diz Paes. "E num cenário volátil e de risco como o atual, o Ibovespa pode cair mais e desanimar o investidor com objetivos de curto prazo", previne. O diretor da Infinity indica ações do setor de consumo interno -- empresas de varejo, construção e alimentos -- como algumas das mais rentáveis, mesmo com o Ibovespa em queda.

    continua após o anúncio

    Para quem tem mais capital e está pensando em ganhos de longo prazo, uma opção ainda melhor no mercado de renda variável é um fundo de investimento em ações. "Nesse caso, você não investe com uma corretora intermediando a compra e venda de ações, mas contrata um gestor, cujos esforços estão todos voltados para rentabilizar esse fundo de ações", orienta Paes.

    Saindo do mercado acionário e passando para o de renda fixa, os CDBs são uma opção segura para completar o portfolio do investidor moderado. Mas vale lembrar que as taxas de rentabilidade dos CDBs ficam mais atraentes conforme o volume de capital investido. Faça uma pesquisa para encontrar as taxas mais vantajosas entre os diversos bancos e negocie. Geralmente, as corretoras também enviam boletins com essas informações aos seus clientes.

    continua após o anúncio

    Para o investidor ousado, que está disposto a correr mais riscos, a indicação do diretor da Infinity é para que ele use metade do seu capital para comprar títulos do Tesouro Direto, 35% para comprar ações -- de bancos e empresas do setor de consumo interno -- e investir os restantes 15% em CDB.

    Paes não recomenda grandes ajustes na carteira, ou pelo menos não no curto prazo e no que diz respeito ao que está investido no mercado acionário. "O melhor seria esperar por uma definição de cenário, por uma melhora da situação nos EUA e na Europa", recomenda. "Esse seria o gatilho para fazer uma mudança de posição em renda variável".

    continua após o anúncio

    Com exceção do investidor que deseja aplicar num fundo de investimento em ações, para o qual terá de contratar uma empresa responsável por sua gestão, as compras e vendas de títulos públicos do Tesouro Direto podem ser feitas pela internet (várias corretoras não cobram taxa) e a compra de CDBs, diretamente com os bancos.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Comentários

    Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

    continua após o anúncio

    Ao vivo na TV 247

    Cortes 247