Mito do tênis, Federer completa 30 anos

Um dos maiores nomes do esporte no mundo, atleta suo ostenta 782 vitrias e 67 ttulos com status de lenda entre os fs



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Manuela Meneses_247 – Um dos maiores mitos do esporte mundial completa três décadas de vida nesta segunda-feira, 8. O tenista suíço Roger Federer é considerado por muitos o maior jogador de sua geração. Em 1999, um ano depois de sua estreia como profissional, Federer mostrou seu cartão de visitas ao mundo ao se tornar o mais jovem tenista da história a terminar uma temporada entre os 100 melhores colocados no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Logo na disputa de seu primeiro Grand Slam, o então inexperiente atleta derrotou o consagrado Pete Sampras nas oitavas de final de Wimbledon e, desde então, tornou-se o tenista mais temido pelos adversários.

Em 2004, após o título do aberto da Austrália, Federer conquistou pela primeira vez o posto de tenista número um do mundo. A permanência no topo do ranking mundial durou 237 semanas, o mais longo reinado do tênis mundial. Mesmo sendo tratado como herói em todos os circuitos, o suíço foi eliminado na semifinal de Roland Garros, no mesmo ano, ao ser derrotado pelo brasileiro Gustavo Kuerten. A eliminação não o abalou e, com o apoio do técnico americano, Paul Annacone, Federer superou a maior prova de fogo de sua vitoriosa carreira: a conquista do torneio mais elegante e tradicional do tênis mundial, o Aberto de Wimbledon, em uma final emocionante contra o americano Andy Rodick. Para fechar o ano com chave de ouro, Federer venceu ainda a final do Aberto dos Estados Unidos, contra o veterano André Agassi.

Badalado pela imprensa e assediado por milhares de fãs, o tenista passou a ser um dos rostos mais conhecido da Suíça. As jogadas espetaculares chegaram a levar astros do cinema, do rock e ex-tenistas a partidas do suíço. No início de 2008, Federer perdeu espaço no circuito e iniciou uma das maiores rivalidades do esporte. As partidas disputadas contra o espanhol Rafael Nadal são consideradas grandes espetáculos do tênis. Após uma carreira meteórica, Nadal tornou-se o grande adversário a ser batido. Atualmente, Federer ocupa a 3ª posição no Raking mundial da ATP, perdendo apenas para o sérvio Novak Djokovic, que lidera a lista, e para o espanhol Nadal. Aos 30 anos, o tenista contabiliza 782 vitórias, 67 títulos e ostenta o troféu Career Grand Slam, oferecido ao seleto grupo de tenistas vencedores de todos os Grands Slams da temporada.

continua após o anúncio

Além de premiações e contratos publicitários milionários, o suíço comanda uma fundação de apoio a crianças carentes na África do Sul, terra natal de sua mãe. Para os fãs, a declaração feita pelo tenista durante a consagração em Wimbledon define a personalidade do ídolo. “Gostaria de ser lembrado como o cara que jogou limpo, foi educado e humilde”. Reunindo talento, humildade e coragem, Federer definitivamente pertence ao seleto hall de lendas do esporte mundial.

´

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247