Minas Gerais também reduz preço de tarifas de ônibus

Governador Antonio Anastasia (PSDB) baixou em R$ 0,15 as tarifas das linhas que atendem a 34 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, onde houve mais um protesto nesta quinta-feira; medida só entrará em vigor em 1º de julho, quando o menor valor cairá de R$ 3,45 para R$ 3,30, uma redução de 3,65%

Minas Gerais também reduz preço de tarifas de ônibus
Minas Gerais também reduz preço de tarifas de ônibus


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – Enquanto milhares de pessoas tomavam as ruas do centro de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (20) à tarde, para mais uma das dezenas de manifestações pelo país contra o aumento das passagens de ônibus, o governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciava uma redução de R$ 0,15 nas tarifas das linhas que atendem a 34 cidades da região metropolitana da capital mineira. A medida só entrará em vigor em 1º de julho, quando o menor valor cairá de R$ 3,45 para R$ 3,30, uma redução de 3,65%.

A decisão abrange 745 linhas de ônibus gerenciadas pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, não incluindo as linhas gerenciadas pelos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte.

continua após o anúncio

Ao anunciar a iniciativa, Anastasia garantiu que a redução do preço das tarifas não vai afetar os investimentos do governo estadual e que ela foi possível, em parte, graças ao recente corte de impostos federais que incidem sobre as operações das empresas de transporte coletivo – o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

"Tendo em vista as desonerações recentes que aconteceram no âmbito federal, estamos determinando a redução", declarou o governador, lembrando que o último aumento, de 6,21%, havia sido autorizado no final de 2012. "Nesse meio tempo, tivemos alguns acréscimos [no custo da tarifa]; agora, aconteceu esse decréscimo. Estamos, portanto, em uma linguagem mais simples, tirando do caixa das empresas esse valor de R$ 0,15 na tarifa preponderante", disse Anastasia.

continua após o anúncio

O governador ainda esclareceu que, a redução do valor da tarifa paga pela maioria dos usuários será estendida às demais linhas. "Como temos muitos grupos tarifários na região metropolitana de Belo Horizonte, ela [tarifa] é fixada em razão da distância. As demais serão também reduzidas na mesma proporção".

A decisão do governo mineiro se soma à iniciativa idêntica já anunciada por diversas cidades do país, entre elas São Paulo; Rio de Janeiro; Pelotas (RS); Cuiabá; João Pessoa; Recife; Porto Alegre; Montes Claros (MG) e Foz do Iguaçu (PR).

continua após o anúncio

Apesar do anúncio do governo mineiro, ao menos quatro novos atos estão sendo convocados para hoje (21), na região metropolitana de Belo Horizonte. As marchas têm expressado protestos contra a corrupção e os gastos com grandes eventos esportivos e também pedem, entre outras reivindicações, veto ao Projeto de Lei 286, que institui o Ato Médico, aguardando sanção presidencial, e rejeição à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que limita o poder investigativo do Ministério Público.

Edição: Davi Oliveira

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247