Mídia chinesa explica sucesso da estação espacial do país

Rádio Internacional da China explica que a estação espacial chinesa é um "grande exemplo"

(Foto: Global Times)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internaconal da China - Os três taikonautas da segunda equipe enviada à órbita para a construção da estação espacial completaram sua missão de seis meses e retornaram à Terra em segurança neste sábado (16).

A cápsula de retorno da nave espacial tripulada Shenzhou-13, transportando os astronautas Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu, pousou no local de aterrissagem de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte do país. Eles terminaram uma viagem de seis meses no espaço e voltaram à Terra com muito sucesso. 

continua após o anúncio

É um dia de comemoração para a causa espacial da China e do mundo. A volta da Shenzhou-13 significa o sucesso das tecnologias chaves para a construção da estação espacial da China e promove também a proposta lançada pelas Nações Unidas, “espaço compartilhado por todo o mundo”.

Vale lembrar que quando a nave espacial Shenzhou-12 voltou à Terra, a viagem demorou mais de um dia, mas Shenzhou-13 precisou de apenas nove horas para regressar ao planeta. Além disso, os três astronautas chinesas realizaram muitos experimentos científicos sem precedentes durante sua estada no espaço.

continua após o anúncio

Contudo, não foi fácil para a China conseguir o sucesso de hoje. Já em 1992, ou seja, 30 anos atrás, o país já havia estabelecido seu plano de construir uma estação espacial. Os cientistas chineses trabalharam muito e realizaram também amplas cooperações internacionais. 

Na próxima fase, a China planeja estabelecer uma estação permanente de mais de 60 toneladas no espaço, abrindo uma nova era para as pesquisas da humanidade sobre o espaço sideral.

continua após o anúncio

A estação chinesa é também a primeira na história que será aberta a todos os países membros das Nações Unidas. Até agora, projetos provenientes de 17 países já foram escolhidos para os experimentos científicos que serão realizados na estação chinesa. Por isso, a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, na sigla em inglês), Simonetta Di Pippo, disse que a abertura da estação espacial da China é uma importante parte da proposta “espaço compartilhado por todo o mundo” e um grande exemplo para todos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247