Metrô não entra em greve na Copa das Confederações
Os metroviários decidiram suspender a greve decretada na última segunda-feira e que estava prevista para ser deflagrada nesta sexta-feira (14); a categoria resolveu aceitar a proposta de reajuste salarial de 7,4% proposta pela classe patronal; com o acordo afasta-se de vez o risco de prejuízos no transporte público durante a Copa das Confederações; cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô diariamente no Grande Recife
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
PE247 – Os metroviários decidiram em assembleia realizada na Estação Central do Recife suspender a greve decretada na última segunda-feira e que estava prevista para ser deflagrada nesta sexta-feira(14). Após reuniões com representantes da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), realizadas nesta quinta-feira, no Ministério do Planejamento, a categoria resolveu aceitar a proposta de reajuste salarial de 7,4% proposta pela classe patronal. O aumento também incidirá sobre o plano de saúde e o ticket-alimentação, passando de R$ 22,61 para R$ 24,28 e aumentando de 26 para 28 unidades por mês. Agora, afasta-se de vez o risco de prejuízos no transporte público durante a Copa das Confederações. Cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô diariamente no Grande Recife.
O aumento salarial dos metroviários será escalonado, ou seja, sobre toda a folha de pagamento da empresa, dividindo o resultado pelo número de funcionários (cerca de 1,5 mil). Posteriormente, ao novo valor se dá o acréscimo de 0,9%. Contando com todos os benefícios conseguidos pela categoria, os profissionais que recebem os menores salários foram contemplados com um ganho de 30%. Já os de maiores salários terão um ganho de 10%. Já o pagamento das horas extras foi reduzido de 100% para 50%.
Inicialmente, os metroviários queriam um reajuste de 6,49%, referente à inflação acumulada de maio/2012 a abril/2013. Como contraproposta, a CBTU tinha oferecido um reajuste de 2,02%, com 100% de hora extra, ou um aumento de 4,7% mais 50% de hora-extra. Mas as negociações não tinham avançado. Com o acordo, a categoria volta a se reunir às 18h para referendar a ata da assembleia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247