Metade da carne comercializada em PE é clandestina
Pernambuco possui 156 matadouros pblicos mantidos pelas prefeituras, e a maioria deles funciona precariamente, normalmente em espaos improvisados.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Raphael Coutinho_247 – A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) divulgou um levantamento que indica que metade da carne consumida no estado tem origem clandestina. O Estado possui 156 matadouros públicos mantidos pelas prefeituras e a maioria deles funciona precariamente, em espaços improvisados e sem obedecer às normas da Vigilância Sanitária. Só este ano, 17 matadouros foram fechados no estado, mas a Adagro, responsável pela fiscalização, diz que quase todos deveriam ser fechados.
Em entrevista a um telejornal local, a gerente-geral da Adagro, Erivânia Camelo, reforçou os indícios apontados pelos números. "Com certeza, dos 156, no mínimo 140 deveriam estar fechados. Podemos dizer sem dúvidas que mais de 50% da carne consumida pelos pernambucanos é clandestina", alerta.
No município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, dezenas de pessoas trabalham na informalidade, dentro do matadouro municipal. No local, os bois são abatidos no meio de muita sujeira e sem a inspeção de um veterinário, que deveria atestar se o animal está doente ou não. É um funcionário da prefeitura que coloca o carimbo de inspecionado. As mulheres limpam as vísceras sem nenhum equipamento de proteção e usam cal, uma substância que pode queimar a pele.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247