Mesmo com protestos, João diz que não baixará preço da passagem
“Não posso chegar e baixar uma tarifa tal que assuste os novos investidores. Se eu botar um valor que não pague os mínimos custos, nenhum investidor sério virá para Aracaju”, afirma o prefeito João Alves Filho (DEM); declaração do prefeito é um balde de água fria nas pretensões do Movimento “Não Pago”, que pede a redução da tarifa para o preço anterior ao reajuste realizado no mês passado; negativa de João pode servir de estímulo para que as pessoas continuem indo às ruas protestar; nova manifestação está agendada para ocorrer na terça-feira (2); desde a manhã deste sábado (29), passagem está custando R$ 2,35
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sergipe 247 – Mesmo com as manifestações que ganharam as ruas de Aracaju nas duas últimas semanas, o prefeito João Alves Filho (DEM) afirmou nesta sexta-feira (28) que não fará nova diminuição do preço da passagem do transporte público da capital, que foi reduzida em R$ 0,10 após ser elevada de R$ 2,25 para R$ 2,45. A desoneração ocorreu após o Governo Federal retirar impostos das empresas que atuam nesta área. Desde a manhã deste sábado (29) passou a valer o valor de R$ 2,35
“Não posso chegar e baixar uma tarifa tal que assuste os novos investidores. Se eu botar um valor que não pague os mínimos custos, nenhum investidor sério virá para Aracaju”, justificou. A declaração do prefeito é um balde de água fria nas pretensões do Movimento “Não Pago”, que pede a redução da tarifa para o preço anterior ao reajuste realizado no mês passado. No entanto, a negativa de João pode servir de estímulo para que as pessoas continuem indo às ruas protestar.
Na próxima terça-feira (2), está agendado para ocorrer uma nova manifestação na capital. Será o 4º “Acorda Aracaju”. O primeiro ato (no último dia 20) reuniu cerca de 30 mil pessoas; o segundo ato (no dia 25) envolveu a participação de cerca de 10 mil pessoas (foi o protesto mais violento, com agressão a jornalistas, tentativa de invasão ao prédio da prefeitura e queima de um ônibus); já o último ato (da quinta-feira, 27), em decorrência da greve dos ônibus, contabilizou menos de 2 mil manifestantes.
É a força da mobilização – que, ao que parece, vem decrescendo – que poderá abrir alguma brecha na possibilidade de redução da tarifa. A intenção do Movimento “Não Pago” é que o prefeito se disponha a dialogar com o grupo e verifique a possibilidade de reduzir a passagem para R$ 1,92, valor considerado o correto, a partir de um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe.
VCA
Na entrevista que concedeu à imprensa na sexta-feira, João disse ainda que tomará medidas enérgicas contra a empresa Viação Cidade de Aracaju, que não tem feito o pagamento dos salários de seus funcionários, o que motivou a paralisação do transporte nos dois últimos dias.
“Uma verdadeira agressão à ordem pública ocorreu na nossa capital. Durante minha gestão, posso garantir que eles não farão mais. Medidas enérgicas serão tomadas até a próxima semana. Medidas essas onde iremos dar o ultimato à VCA e garantiremos, tanto quanto for possível, para que essa irresponsabilidade não aconteça mais. Todo o final de mês é esse caos em Aracaju. Isso acabou. Garanto que isso não voltará a ocorrer”, disse.
Com informações da TV Sergipe e Blog do Joedson Telles
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247