Médico defende Huse: "estão atacando um aliado dos sergipanos"

Diretor clínico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Augusto Cesar Esmeraldo, critica solicitação de intervenção da maior unidade hospitalar pública do Estado: "Jogaremos com as regras! Regularemos as portas da nossa Urgência, usando as mesmas RDCs citadas pelo CRM. Casos simples serão contra referenciados para as Unidades Básicas de Saúde; Ambulâncias que chegarem sem regulação terão suas macas apreendidas temporariamente, o médico que fez a transferência será denunciado no Conselho por infração. Vaga zero só para o Samu, que estiver atendendo ocorrência. Assim, teremos a certeza de que trabalharemos com folga, com espaço de sobra entre as macas, com conforto para a equipe, sem falta de insumos, sem ter que escolher entre a vida e a morte das pessoas"

Médico defende Huse: "estão atacando um aliado dos sergipanos"
Médico defende Huse: "estão atacando um aliado dos sergipanos"


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sergipe 247 - O neurocirurgião oncológico Augusto Cesar Esmeraldo, diretor técnico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), assina artigo publicado na edição desta terça-feira (2) no blog do jornalista Cláudio Nunes, em defesa do trabalho desenvolvido na unidade. "O Modelo de Atenção à Saúde dos sergipanos nas últimas décadas tem sido quase que totalmente hospitalocêntrico. O que não se resolve nos postos de saúde, com certeza será resolvido no Huse. Esse gigante que é o Huse, concentra a maior densidade tecnológica em Medicina no Estado de Sergipe", afirma.

Esmeraldo ressalta que o hospital atende a população aracajuana, sergipana e além fronteiras. "Os maiores conhecedores das BRs que levam às portas da nossa Urgência são nossos irmãos baianos e alagoanos. E isso não é por causa somente da longa distância de algumas cidades em relação às suas capitais: é porque não existe Regulação Médica de fato em Sergipe. As vagas são frequentemente negadas nos principais Hospitais de Salvador, para os seus próprios conterrâneos, a ponto destes recorrerem ao HUSE, pois encontram nossas portas escancaradas", ressalta.

E faz uma crítica à solicitação de intervenção da unidade pelos ministérios públicos e pelo Conselho Regional de Medicina: "Então vamos ver se eu entendi:  “Superlotação das Áreas azul e verde, macas que não respeitam a distância exigida pela RDC 50/2002, que deve ser: 0,8 m entre macas e paredes(...).” Certo, e qual a solução? Já sei: Jogaremos com AS REGRAS! Regularemos as portas da nossa Urgência, usando as mesmas RDCs citadas pelo CRM. Casos simples serão contra referenciados para as Unidades Básicas de Saúde; Ambulâncias que chegarem sem regulação terão suas macas apreendidas temporariamente, o médico que fez a transferência será denunciado no Conselho por infração. Vaga ZERO só para o SAMU, que estiver atendendo ocorrência. Assim, teremos a certeza de que trabalharemos com folga, com espaço de sobra entre as macas, com conforto para a equipe, sem falta de insumos, sem ter que escolher entre a vida e a morte das pessoas".

continua após o anúncio

Confira o artigo na íntegra:

"Estão atacando um aliado dos sergipanos, não um inimigo!"

continua após o anúncio

Por Augusto Cesar S.Esmeraldo*


"Joga pedra na Geni!Joga pedra na Geni! Ela é feita pra apanhar!Ela é boa de cuspir!Ela dá pra qualquer um! Maldita Geni!"

continua após o anúncio

A superlotação dos Pronto Socorros do País é fruto de uma gama entrelaçada de falhas, que vai desde a dificuldade que a população tem de acessar a rede básica e especializada, com seus recursos diagnósticos insuficientes, até a falta de hierarquização dos casos encaminhados ao Hospital. Some-se a tudo isso, a escassez de leitos de retaguarda, para assegurar a continuidade do tratamento em condições que dêem ao usuário, a sensação de cidadania plena.

O Modelo de Atenção à Saúde dos sergipanos nas últimas décadas tem sido quase que totalmente hospitalocêntrico. O que não se resolve nos postos de saúde, com certeza será resolvido no HUSE. Esse gigante que é o HUSE, concentra a maior densidade tecnológica em Medicina no Estado de Sergipe.

continua após o anúncio

Prefeituras tentam manter equipes de Saúde da Família, mas para tê-las, faz-se necessários acordos de gaveta, onde as horas contratadas por semana, geralmente quarenta horas, não raro completam vinte. E finge-se que trabalha, e as prefeituras fingem que cumprem seu papel constitucional, e a população é ludibriada mais uma vez. Fruto de uma política de remuneração incompatível com o que almeja o médico? Talvez. E por que estes seguidores de Hipócrates submetem-se a isso?

Ambulâncias chegam a cada hora, trazendo pacientes de todas as partes, vindos de lugares onde não foram assistidos, transportados sem a menor condição. Não raro, pacientes chegam mortos! E sem qualquer profissional de saúde acompanhando.

continua após o anúncio

Atendemos a população aracajuana, sergipana e além fronteiras. Os maiores conhecedores das BRs que levam às portas da nossa Urgência são nossos irmãos baianos e alagoanos. E isso não é por causa somente da longa distância de algumas cidades em relação às suas capitais: é porque não existe Regulação Médica de fato em Sergipe. As vagas são frequentemente negadas nos principais Hospitais de Salvador, para os seus próprios conterrâneos, a ponto destes recorrerem ao HUSE, pois encontram nossas portas escancaradas.

E aquele caso de câncer em estágio terminal, que dá entrada em um hospital ou posto de qualquer lugar? - Manda pro HUSE pra morrer lá.

continua após o anúncio

Mas se você “torcer o pé”, não se preocupe! Com certeza terá atendimento no HUSE, e você ganhará uma bota de gesso.  “Mas dotô, onde é que eu tiro esse gesso?” Aqui mesmo no Huse, meu filho! Em Aracaju, é o único lugar que tem pra você fazer sua revisão!

- MAS EU TENHO CONVÊNIO!, diz aquele pobre ingênuo, que acha que nunca vai precisar do SUS. Ledo engano.

continua após o anúncio

Essa semana, atendemos uma menor de 16 anos, QUE TINHA CONVÊNIO, gestante de 30 semanas, com fortes dores abdominais e sinais de septicemia, após peregrinar pela rede privada, e acabar chegando ao HUSE. Não precisa dizer que o parto foi feito no centro cirúrgico, onde participaram abnegados Profissionais com “P Maiúsculo”, que usaram toda a sua expertise para trazer à luz, um filho do descaso com que a saúde tem sido mal tratada! Yes, nós temos Cezárea! A mãe faleceu. A órfã, está na UTIN da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes...A órfã tem convênio...

- MAS EU NUNCA VOU PISAR OS PÉS NO HUSE! ? Coitado...

O Huse acolhe também aqueles pacientes que procuram os atendimentos nos Hospitais Privados de Aracaju, mas que não “aguentam” quando vêem a conta. Não há um só hospital que não tenha transferido pacientes para o HUSE, após esgotados os recursos financeiros do enfermo. Sem problema, o HUSE é para TODOS! Não importa se não há vagas (quase nunca as temos!). Interessante, né?!

Então vamos ver se eu entendi:  “Superlotação das Áreas azul e verde, macas que não respeitam a distância exigida pela RDC 50/2002, que deve ser: 0,8 m entre macas e paredes(...).” Certo, e qual a solução?

Já sei: Jogaremos com AS REGRAS! Regularemos as portas da nossa Urgência, usando as mesmas RDCs citadas pelo CRM. Casos simples serão contra referenciados para as Unidades Básicas de Saúde; Ambulâncias que chegarem sem regulação terão suas macas apreendidas temporariamente, o médico que fez a transferência será denunciado no Conselho por infração. Vaga ZERO só para o SAMU, que estiver atendendo ocorrência.

Assim, teremos a certeza de que trabalharemos com folga, com espaço de sobra entre as macas, com conforto para a equipe, sem falta de insumos, sem ter que escolher entre a vida e a morte das pessoas.

Nunca estive tão envolvido num projeto como agora. O HUSE é dos Sergipanos! Precisamos resgatar o que ele tem de bom. Implementar a excelência que seus profissionais já possuem, mas que está sufocada por um bombardeio de mídias negativas, utilizadas para um propósito que não é o seu bem.

Tenho orgulho de trabalhar lá, e orgulho da Equipe que temos. Não deixarei macular a imagem dessa instituição, que acolhe 17 mil pessoas por mês, que faz mais de 800 cirurgias por mês, que faz cesárea, que atende até quem o procura para receber um prato de comida.

Os últimos movimentos das Entidades Sergipanas preocupadas em resolver os problemas pelos quais passa a Saúde do Estado, amplamente alardeados por coletivas pirotécnicas, têm sido comemorados como uma grande vitória. Vitória de quem?

O debate está aberto. Maldita Geni!

*Neurocirurgia Oncológica

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247