Maradona: 25 anos de dois gols históricos

Na Copa do Mundo de 1986, o craque argentino entrava para a histria do futebol mundial com os lances decisivos no jogo contra a Seleo da Inglaterra



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cassius Oliveira_247 – No dia 22 de junho de 1986, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo do México, brilhava a estrela de um baixinho de apenas 1,66 de altura: Diego Maradona. Com um talento inversamente proporcional ao seu tamanho, o craque argentino era capaz de deixar gigantes ajoelhados pela grandiosidade de seu futebol. Nesse dia, o jogo entre Inglaterra e Argentina entrou para a história do futebol mundial pelas duas obras geniais de Maradona.

Se a primeira etapa havia terminado sem gols, nos últimos 45 minutos finais ele comprovou porque era o melhor jogador do mundo na época. Logo aos seis minutos, a bola estava praticamente perdida na grande área da Inglaterra. Maradona usou toda a malandragem e, na saída do goleiro Peter Shilton, ele se antecipou com um toque com a mão esquerda. A sutileza foi suficiente para deslocar o arqueiro inglês e fazer a bola morrer no fundo das redes. A jogada é, até hoje, chamada pelos argentinos como “la mano de Dios” (mão de Deus). E os ingleses continuam irados com a irregularidade cometida pelo craque argentino.

Mas Maradona deu apenas três minutos para a zaga inglesa respirar. Ele recebeu a bola antes do meio campo pela esquerda e com apenas nove toques na bola foi capaz de criar um verdadeiro “inferno” na defesa da Inglaterra. Foram cinco dribles, incluindo o goleiro Shilton. Como diz a música de Jorge Ben Jor: “só não entrou com bola e tudo porque teve humildade em gol”. Esse segundo gol, o da vitória por 2 a 0 sobre os ingleses, foi batizado como o “gol do século”.

continua após o anúncio

Steve Hodge, meio-campista inglês formado no Nottingham Forest, que fazia apenas sua quarta partida como titular da seleção inglesa, afirmou: “Todo mundo estava com medo de cometer um erro, dos dois lados. Nós fechamos os argentinos muito bem no primeiro tempo, mas as coisas estavam prestes a mudar... Em cinco minutos, tudo realmente mudou”.

Reveja os vídeos com os gols de Maradona na partida de 22 de junho de 1986:

continua após o anúncio

 




continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247