Manifestação tem início no Recife com 50 mil pessoas
Cerca de 50 mil pessoas estão concentradas em frente à Praça do Derby, na região central do Recife, para participar do protesto contra o aumento das tarifas do transporte público, apesar do clima de tranquilidade, a Polícia Militar apreendeu figos e artifício e pedras portadas por alguns manifestantes; pelo menos dois jovens foram detidos sob suspeita de furto de celulares; policiais usam braçadeiras brancas pedindo paz durante a manifestação
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
PE247 – A manifestação em favor de melhorias no transporte público no Recife foi iniciada há pouco e pelo menos dois jovens foram detidos pela polícia ao serem flagrados furtando celulares na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao local de concentração do protesto. Outros cinco jovens foram detidos por portarem fogos de artifício e pedras. Além disso, um grupo de cinco pessoas tentou subir em uma parada de ônibus, mas foram impedidos por outras pessoas presentes na mobilização. Apesar do tumulto, a manifestação começa de forma pacífica. Segundo a Polícia militar, cerca de 50 mil pessoas estão concentradas em frente à Praça do Derby.
Curiosamente, os policiais que acompanham a manifestação portam braçadeiras na cor branca com a palavra “paz”, com o objetivo de deixar claro aos manifestantes que estão ali para garantir a tranquilidade da mobilização. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, cerca de mil homens estarão envolvidos nas operações relativas ao protesto. Unidades especializadas, como o Batalhão de Choque e a cavalaria somente serão acionados em caso de tumultos.
"Equipes da Polícia Federal começam a chegar de lancha ao Marco Zero. Os agentes irão reforçar o esquema de segurança que acompanha os protestos na capital pernambucana. Apesar do aumento no contingente, não há, até o momento, relatos de depredação contra o patrimônio público e/ou privado.
No começo da mobilização, vários manifestantes cantaram o hino nacional. Antes das 16h, já havia diversos pontos da cidade com aglomerados de pessoas que marcaram para se encontrar no local da concentração. Cerca de 100 estudantes se concentraram na Avenida Rui Barbosa, próxima à Praça do Derby, que vieram dos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, todos na Zona Norte, e de outras localidades vizinhas. Outro local de encontro foi em frente á boate Metrópole, voltada para o público LGBT, na Boa Vista, região central da capital, com ênfase na luta contra a homofobia.
O movimento popular também levantará outras bandeiras como mais investimentos em educação, a saúde, além de pedir a saída do Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247