Mais de 80% dos pernambucanos estão endividados

O percentual resultado de uma pesquisa realizada pela Fecomrcio-PE. Na Regio Metropolitana do Recife, o endividamento supera a mdia estadual passando de 88%.

Mais de 80% dos pernambucanos estão endividados
Mais de 80% dos pernambucanos estão endividados (Foto: Shutterstock)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_PE247 – Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) revelou que 83% dos pernambucanos contraíram algum tipo de dívida em 2011. O objetivo do levantamento é mensurar o endividamento e avaliar o nível da dívida atual, em relação ao ano passado. “O grau de endividamento da população e a inadimplência deverão ser parâmetros decisivos para o desempenho do varejo no fim de ano e durante todo 2012”, explica Luiz Kehrle, consultor da Fecomércio.

Foram ouvidas 2.434 pessoas em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), do agreste e do sertão de Pernambuco.Em todas as classes de renda o percentual de endividados é alto. Mesmo nas classes A e B, que são as menos endividadas segundo a pesquisa, o percentual se aproxima de 80%. Nas outras classes, os devedores ultrapassam um total de 82%.

Ainda para Luiz Kehrle, apesar da queda na taxa de juros Selic, o endividamento poderá não permitir uma forte expansão das vendas. “A utilização racional do crédito é uma condição necessária ao crescimento sustentável porque períodos de euforia creditícia são sempre seguidos por alta de inadimplência e posterior restrição na oferta de crédito”, completa Kehrle.

continua após o anúncio

Na Região Metropolitana do Recife, o endividamento supera a média estadual passando de 88%. O percentual de devedores nas classes de renda A e B também se aproxima de 80%, como na média estadual, e nas classes de renda C e, nas D e E, o endividamento é de mais de 88%. Na RMR o endividamento cresceu mais que na média do Estado. Quase 45% dos entrevistados relataram crescimento nos débitos contra menos de 23% que informaram diminuição.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247