Local de queda da sonda lunar japonesa Hakuto-R descoberto pelo orbitador da NASA

A sonda lunar privada japonesa falhou na tentativa de aterrissar na Lua, mas agora a NASA descobriu o local da aparente colisão

O local de impacto do módulo lunar japonês Hakuto-R, visto pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA em 26 de abril de 2023, um dia após a tentativa de pouso
O local de impacto do módulo lunar japonês Hakuto-R, visto pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA em 26 de abril de 2023, um dia após a tentativa de pouso (Foto: NASA/GSFC/Arizona State University)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A NASA identificou o provável local de impacto da sonda lunar privada japonesa Hakuto-R, que falhou em sua tentativa de pouso no último mês. A sonda, que também carregava um pequeno rover para os Emirados Árabes Unidos, tentou aterrissar na Cratera Atlas em 25 de abril. Infelizmente, a comunicação com a sonda foi perdida momentos antes do previsto para o pouso. Posteriormente, a equipe ispace, responsável pela sonda, confirmou que ela não havia pousado com segurança na superfície lunar. Agora, o local do aparente acidente foi identificado nas imagens capturadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA.

Em 26 de abril, o LRO capturou 10 imagens ao redor do local do pouso com suas Câmeras de Ângulo Estreito (NACs), e a equipe científica da Câmera do Lunar Reconnaissance Orbiter (LROC) iniciou a busca pela sonda perdida. As imagens publicadas pela equipe LROC na terça-feira (23 de maio) mostram pelo menos quatro peças proeminentes de destroços e várias pequenas mudanças na superfície lunar, de acordo com um comunicado da equipe.

continua após o anúncio

"O recurso central na imagem acima mostra vários pixels brilhantes na parte superior esquerda e vários pixels escuros na parte inferior direita. Isso sugere que este pode ser uma pequena cratera ou diferentes partes do corpo da sonda," disse o comunicado. "Este local será analisado mais detalhadamente nos próximos meses à medida que o LROC tiver a oportunidade de reimprimir o local sob diferentes condições de iluminação e ângulos de visão."

O LRO também fotografou os locais de tentativas anteriores de pouso que falharam, incluindo a tentativa de 2019 pela espaçonave israelense Beresheet. Se bem-sucedida, a Hakuto-R da ispace, uma empresa baseada em Tóquio, teria se tornado a primeira espaçonave privada e o primeiro veículo construído no Japão a pousar suavemente na lua.

continua após o anúncio

Apesar do fracasso, a ispace já está trabalhando para voltar à lua e conseguir um pouso bem-sucedido. A empresa está planejando suas segunda e terceira missões lunares, com lançamentos previstos para 2024 e 2025, respectivamente.

Com informações de Space.com.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247