Licitação do transporte da Grande Aracaju ocorrerá no segundo semestre
Segundo Nelson Filipe, superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, a licitação se dará através de um consórcio com a participação dos quatro principais municípios da região metropolitana, sem a participação do Estado; ele informa ainda que a tarifa de ônibus, recentemente reajustada de R$ 2,25 para R$ 2,45, poderá ser reduzida
edit
Atualizado em 23 de May de 2019, 23:48
Licitação do transporte da Grande Aracaju ocorrerá no segundo semestre
Sergipe 247 - A licitação do transporte público da região metropolitana de Aracaju deverá ocorrer no segundo semestre, contando com a participação da capital, da Barra dos Coqueiros, de Nossa Senhora do Socorro e de São Cristóvão, em um consórcio intermunicipal. Aracaju tende a liderar o processo licitatório. A informação é do superintendente do Transporte e Trânsito da capital, Nelson Filipe, em entrevista ao Jornal da Manhã, na Jovem Pan.
"Pegamos a lei de mobilidade urbana e de licitação e estamos estudando. Percebemos que para ter validade é preciso incluir a lei da região metropolitana, o que gera a necessidade da participação do Estado. Estamos bem avançado na questão dos consórcios. Estivemos ontem na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, para discutir isto. O Estado pode delegar para um município a responsabilidade pela licitação, o que deve ocorrer e isto será passado para a capital. O nosso interesse é iniciar a licitação este ano", disse.
Ele ressaltou que espera as empresas que hoje estão gerindo o sistema de transporte público da Grande Aracaju possam se adequar à legislação para poder participar do processo licitatório. "Esperamos que não aconteça problemas. Seremos extremamente duros. As empresas do Estado têm tempo para se preparar. Já há empresas de fora interessada. O sistema é vantajoso", afirmou.
Nelson Filipe disse ainda que discutirá com o prefeito João Alves Filho (DEM) na próxima semana a possibilidade de redução do valor da tarifa do transporte público, diante da desoneração de impostos feita pelo Governo Federal. "Estamos verificando como faremos isso. Na verdade, o decréscimo não seria tão grande assim, pela desoneração. Vamos propor ao prefeito algumas soluções que podem ser colocadas em prática", ressaltou.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247