Lazer sem estresse

Aproveitar um final de semana, feriado ou frias requer planejamento. Comprar ou alugar uma segunda residncia pode ser mais caro do que ir para um hotel



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_O crescimento de renda da população brasileira e a facilidade de conseguir empréstimos bancários levam um grande número de pessoas a sonhar com um novo tipo de consumo: a segunda residência, que pode ser na praia ou no campo. Mas será que vale mesmo a pena? Você já parou para pensar nos custos envolvidos em uma aquisição como essa? E, se ao invés de comprar ou até mesmo alugar, você levasse a família para um hotel? Todas essas dúvidas são respondidas com uma única palavra: planejamento. Em casos como esse, que envolvem um gasto muito grande de dinheiro, a escolha errada pode pesar no bolso. E provocar uma baita dor de cabeça.

Antes de sair à procura de uma imobiliária, coloque no papel quantas vezes por ano você usaria essa segunda residência. Seu estilo de vida vai ajuda-lo a decidir se você pode ser um feliz proprietário de um novo imóvel. “Alugar ou comprar uma casa na praia ou no campo e utilizar apenas uma vez por mês é um desperdício de dinheiro”, diz Mauro Johashi, sócio-diretor da divisão de consultoria de gestão da BDO RCS. Quem pensa em uma aquisição como essa precisa ter um horizonte de, pelo menos, cinco anos de uso praticamente contínuo. Afinal, nesse período os gastos vão ser mensais com a manutenção, o condomínio, a parcela do empréstimo ou o aluguel. Além, é claro, de toda a mobília que foi comprada para o local. Ter que se desfazer desse patrimônio sem ter aproveitado seus momentos de lazer pode custar caro.

A alternativa para quem pensa em ter um período de descanso longe da sua cidade, mas não pode aproveitar e se dedicar a uma segunda residência, são os hotéis. Eles permitem fazer um plano de gastos, roteiros diferentes e, principalmente, não exigem atenção em 100% do seu tempo livre. “Os hotéis possibilitam independência na escolha e caem bem em apenas um final de semana, até com certa extravagância”, afirma Johashi. Para quem pode gastar entre R$ 800 e R$ 1 mil com a manutenção de uma casa de lazer todos os meses, o preço de um pacote de final de semana ou feriado em um bom hotel não é tão diferente. Mas é preciso tentar reservar com certa antecedência, o que permite garantir o seu quarto e até um desconto. O importante é consumir com consciência e não se estressar. Ainda mais quando o desperdício é o seu dinheiro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247