Justiça manda reabrir o CTMO

O juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1 Vara de Pernambuco, concedeu medida liminar que determina a volta do funcionamento do local, fechado em dezembro de 2011

 Justiça manda reabrir o CTMO
Justiça manda reabrir o CTMO (Foto: Andréa Rêgo Barros/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho_PE247 – O Centro de Transplantes de Medula Óssea do Hemope (CTMO), fechado em dezembro de 2011, deverá ser reaberto. O juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara de Pernambuco, concedeu medida liminar que determina a volta do funcionamento do local, que foi desativado com base na política do sangue. Em sua decisão, o magistrado afirma que houve desrespeito aos direitos dos cidadãos ao transferir o atendimento para um hospital particular, a partir de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A decisão de fechar o CTMO do Hemope e transferir por completo a responsabilidade do atendimento dos pacientes para o Hospital Português foi efetuada em desrespeito aos direitos fundamentais do cidadão, às normas de regência da licitação, à moralidade e ao patrimônio público”, ressalta a determinação do Juiz. Na época do fechamento, o secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, justificou a decisão para uma emissora de TV local.

"Temos que seguir a missão do Hemope. Política de sangue é feita em hemocentro. Dos 27 estados da federação, não tem nenhum hemocentro que cuide de câncer, por exemplo. Se você perguntar à Organização Mundial da Saúde, ao Ministério da Saúde, ao governo da França, dos EUA... Todos vão achar uma coisa inusitada um hemocentro tratando de oncologia”, alegou.

continua após o anúncio

Os pacientes atendidos no CTMO do Hemope foram transferidos para o Hospital Português, que tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia realizar 90 transplantes por ano.

A decisão judicial tem um prazo de 30 dias, contando a partir do último dia 25, para ser cumprida. A Secretaria Estadual de Saúde informou não iria se pronunciar sobre o caso por enquanto.

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247