Jorge Sanchez lança livro sobre a pandemia e cobra transparência das autoridades



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dr. Jorge Sanchez, sócio-fundador do escritório Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados de Ribeirão Preto-SP, especialista e mestre em Direito Civil e transparência pública, além de ser um dos principais nomes no combate à corrupção no Brasil, representando o país nos principais eventos sobre o assunto no mundo, concedeu uma entrevista exclusiva para falar sobre o livro que lançou recentemente: "O Vírus da Incerteza", que escreveu em parceria com o jornalista João Carlos Borda.

A obra da Matrix Editora traz reflexões sobre a pandemia de Covid-19 e um panorama histórico de epidemias e artigos de psicólogos, médicos, empresários e educadores sobre o futuro pós-coronavírus. Durante a entrevista, o especialista falou sobre a pandemia que o mundo passa neste momento, assim como a pandemia da corrupção, essa bem mais antiga.

continua após o anúncio
Jorge Sanchez lança livro sobre a pandemia e cobra transparência das autoridades

“Segundo a ONU, 5% do PIB do mundo é desviado em corrupção. Infelizmente, no Brasil é muito maior do que isso. Com o surgimento da pandemia, ocorreu o decreto federal de calamidade pública, o que flexibilizou toda a legislação de licitação. Com isso, prefeitos e governadores passaram a comprar insumos sem licitação pública. Aí, onde existe o ser humano, existe o poder e o dinheiro, existe a possibilidade da corrupção e foi, infelizmente, o que ocorreu. Dos 27 entes da federação, 26 estados estão sendo investigados com fiscalização do TCU ou Ministério Público por compras irregulares. Portanto, essa pandemia da corrupção é tão nefasta ou até mais do que a do coronavírus, pois ela, além do efeito imediato, provoca a escassez das verbas, o que tira a oportunidade das famílias terem uma saúde ou educação de qualidade. Por isso, temos que denunciar sempre para os órgãos competentes.”, explicou Sanchez durante a entrevista.

"A corrupção é um crime terrível! Como você pode imaginar que um ser humano desvia dinheiro que iria para merenda, respirador e vacina. Infelizmente, muitos se utilizam do cargo público, se beneficiando dele e não fazendo uma prestação de serviço público. O que queremos é justamente essa reflexão no livro. O que poderemos fazer para ser melhor pós pandemia. Não é possível que não iremos tirar uma lição humanitária dessa situação." “Precisamos saber em quem iremos votar. Isso envolve educação e cidadania. O Brasil teve algumas leis que melhoraram a fiscalização, mas temos retrocessos também quanto à impunidade", enaltece o especialista. 

continua após o anúncio

O advogado comenta que a sociedade nesse momento está mais preocupada com a vida, com isso a corrupção está sendo pouco divulgada. "Acho que a sociedade está letargicamente parada, assustada, pois está preocupada com a vida. Ninguém fala da corrupção, a população quer sobreviver. As pessoas estão com medo de morrer, infelizmente, e não tem ambiente para atacar a corrupção. Espero que, depois que estivermos vacinados, a sociedade acorde e comece a exigir mais. Nossos governantes precisam ter uma conduta moral, correta e reta, para responder ao interesse público e não se servirem do público." 

Quando questionado sobre operações de combate à corrupção, Jorge Sanchez explica que essas bases não se acumulam, precisam ser trabalhadas constantemente. "Assim como o "petrolão" e o "mensalão", os governos nos deixam legados, positivos ou negativos. Com o "mensalão", surgiram os "mensalinhos" municipais; muitos prefeitos começaram a receber pedidos de vereadores para aprovarem projetos. Ou seja, temos que quebrar esse círculo vicioso e criar um círculo virtuoso de exercício da cidadania. Para termos uma democracia plena", destaca. 

continua após o anúncio

Jorge Sanchez tem expectativa que os governantes sejam responsabilizados. "Acredito que as autoridades deverão ser responsabilizadas por esses erros durante a pandemia, respondendo civilmente e criminalmente pelo que fizeram com o Brasil. Infelizmente, aproveitaram a pandemia para desviar recursos públicos." 

Além do trabalho no combate à corrupção, Dr. Jorge Sanchez atua como advogado na área empresarial. Sua clientela se concentra em médios e grandes grupos econômicos, nas áreas de seguro, telefonia, bancos, serviços, construção civil, dentre outros. Possui notório know how em Recuperação de Crédito, Contencioso Cível e Trabalhista. Também oferece serviços jurídicos de consultoria nas áreas de Contratos e Direito Empresarial, Trabalhista e estruturação de Departamentos de Cobrança. Foi coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, tendo sido docente da disciplina Direito Processual Civil, a mesma que lecionou também na UNIP Ribeirão Preto. É conselheiro da AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito.

continua após o anúncio

Saiba mais sobre o Dr. Jorge Sanchez no link: https://lkt.bio/DrJorgeSanchez

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247