Jones Manoel: Brasil caminha para disputa entre liberais de direita e de esquerda (vídeo)

"Representam as mesmas classes sociais", disse o historiador sobre os dois campos políticos

Jones Manoel
Jones Manoel (Foto: Arquivo pessoal)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O historiador Jones Manoel, 33 anos, alertou nesta quinta-feira (9) para os prejuízos que a polarização política pode ter no Brasil. De acordo com o estudioso, "liberais de esquerda" e "liberais de direita/fascistas" no País "defendem o mesmo modelo econômico". 

"O Brasil caminha para a Americanização da política: disputa entre liberais de esquerda x liberais de direita/fascistas. Brigam muito na eleição, fazem juras de morte, mas representam as mesmas classes sociais e defendem o mesmo modelo econômico", escreveu o estudioso no Twitter. 

continua após o anúncio

Para defender suas ideias, Jones Manoel citou o filósofo marxista Carlos Nelson Coutinho (1943-2012), que também foi professor e ativista político. Ele foi uma figura proeminente na tradição marxista na América Latina e fez contribuições significativas para a teoria marxista e para o pensamento político.

continua após o anúncio

Coutinho nasceu em Salvador, Bahia, Brasil e estudou filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais tarde, ele obteve seu Ph.D. em ciência política na mesma universidade. Foi professor da UFRJ por mais de 30 anos e foi professor visitante em diversas universidades da Europa e América Latina.

Coutinho era membro do Partido Comunista Brasileiro e desempenhou um papel ativo na oposição de esquerda à ditadura militar brasileira (1964-1985). Ele foi preso por dois anos por suas atividades políticas durante a ditadura.

continua após o anúncio

A obra acadêmica de Coutinho enfocou a teoria marxista, particularmente o pensamento de Antonio Gramsci. Ele era uma das principais autoridades nas ideias de Gramsci e escreveu extensivamente sobre os tópicos de hegemonia, luta cultural e a relação entre política e cultura. A obra de Coutinho sobre Gramsci foi traduzida para várias línguas e é amplamente lida no meio acadêmico.

Além de seu trabalho acadêmico, Coutinho também era ativista e engajado na organização política. Ele foi membro fundador do Partido dos Trabalhadores no Brasil e desempenhou um papel ativo nos movimentos de esquerda em toda a América Latina.

continua após o anúncio

As contribuições de Coutinho à teoria marxista e ao pensamento político tiveram um impacto significativo no desenvolvimento dos movimentos políticos de esquerda na América Latina e além.

(Artigo escrito com apoio de inteligência artificial)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247