Greve de jogadores adia rodada inicial do Italiano

Aps uma semana de negociaes, impasse entre jogadores e liga italiana no resolvido; jogos marcados para esse final de semana no ocorrero



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A primeira rodada do Campeonato Italiano não será disputada neste fim de semana. Nesta sexta-feira, a Associação dos Jogadores Italianos anunciou, através do presidente Damiano Tommasi, a decisão de realizar uma greve, inviabilizando o começo do torneio, que estava previsto para este fim de semana. "Nós tentamos até o final, mas todas as tentativas foram em vão" disse Tommasi.

Todos os capitães das 20 equipes da primeira divisão italiana assinaram um documento neste mês ameaçando a realização de greve se um novo contrato coletivo não fosse assinado antes do começo da temporada 2011/2012. Após semanas de negociações, o impasse não foi resolvido.

Os principais conflitos são sobre a taxa dos rendimentos dos jogadores e o desejo dos atletas de impedir que os times forcem a saída de seus jogadores em último ano de contrato, além de colocar para treinar separadamente aqueles que não são mais desejados.

continua após o anúncio

Como o Campeonato Italiano não tem partidas previstas para os dias 3 e 4 de setembro, por conta de compromissos internacionais das seleções, o início do torneio pode acontecer em 10 e 11 de setembro, desde que o impasse seja resolvido até lá. "A possibilidade de uma greve geral é um problema. Há ainda um risco para as próximas partidas", disse Giancarlo Abete, presidente da Federação Italiana de Futebol.

O conflito entre os jogadores e a liga acontece desde junho de 2010, quando expirou o contrato coletivo. Os jogadores ameaçaram entrar em greve duas vezes na última temporada, mas as paralisações foram evitadas por acordos verbais. Dessa vez, porém, não houve sucesso nas negociações.

continua após o anúncio

O Campeonato Italiano estava previsto para começar no sábado com as partidas Siena x Fiorentina e Cagliari x Milan. Com a greve, os jogadores da seleção italiana que atuam no país vão participar dos jogos contra Ilhas Faroe, em 2 de setembro, e Eslovênia, no dia 6, sem ter disputado partidas do torneio nacional.

A única vez em que os jogadores da primeira divisão italiana haviam realizado uma greve foi em março de 1996. A paralisação na Itália repete a ocorrida na Espanha no último fim de semana. Jogadores e liga, porém, anunciaram acordo na quinta-feira e o Campeonato Espanhol começará a ser disputado neste fim de semana.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247