Governo tem economia de 45,6% na conta de telefone

Entre 2009 e 2012, total anual gasto caiu de R$ 1,7 milhão para R$ 934 mil; destaque ficou para a Agência Goiana de Regulação, que conseguiu uma redução de 54% de 2011 para 2012

Governo tem economia de 45,6% na conta de telefone
Governo tem economia de 45,6% na conta de telefone (Foto: Paulo Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247_ A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) anunciou uma economia de 45,6% nos gastos com telefonia nos órgãos do Estado no período de 2009 a 2012. O total anual gasto caiu de R$ 1,7 milhão para R$ 934 mil a partir de um esforço coletivo no Governo para otimizar a utilização de telefones fixos e móveis. O resultado foi apresentado pela Superintendência de Suprimentos e Logística (Suprilog) em reunião com representantes de todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Representando o secretário Giuseppe Vecci na reunião, o chefe do Gabinete Adjunto de Planejamento, Qualidade dos Gastos e Investimentos da Segplan, Júlio Paschoal, falou do esforço que os órgãos de Governo vêm fazendo para economizar recursos em várias áreas. “Como já fizemos em energia e combustíveis, por exemplo, estabelecemos médias para que todos possam atender as suas demandas, mas fazendo-a de forma a otimizar recursos”, disse Paschoal na abertura da reunião. A reunião foi realizada no Auditório Jaime Câmara, no 9° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Antônio Eurípedes, superintendente da Suprilog, disse que a redução de gasto na telefonia dos órgãos públicos estaduais foi estabelecida por decretos e instruções normativas baixados em 2011. Ele também citou as áreas de energia e combustíveis como setores que já apresentaram bons resultados no programa de redução de custos da máquina pública. “A gente sabe que essas são áreas que têm grande peso nos gastos públicos, mas são também áreas em que temos flexibilidade para fazer ajustes e obter ganhos, como temos feito”, comentou.

continua após o anúncio

Casos de sucesso

Além da análise da economia realizada na telefonia, a reunião teve o objetivo de fazer um alinhamento e definição de novas estratégias de gestão dos serviços de telefonia móvel e fixa em conjunto com os diversos órgãos da administração estadual. O resultado positivo mostrado pela Suprilog/Segplan jogou luz em iniciativas de órgãos que até superaram suas metas estabelecidas no programa de redução de custos com telefonia.

continua após o anúncio

Um desses casos de sucesso mostrados na reunião foi o da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), que conseguiu uma redução de 54% em sua conta mensal de telefonia de 2011 para 2012. A AGR tinha como meta um gasto médio de R$ 5 mil por mês (entre linhas fixas e móveis) e fechou o ano passado com um gasto médio de R$ 2,3 mil mensais.

Bruno Batista da Silva, gerente de Gestão de Recursos da AGR, disse que várias medidas foram tomadas para obter o ganho, indo de campanhas de conscientização dos servidores até a instalação de uma central inteligente, que faz, por exemplo, conversões de ligações do tipo fixo-móvel para móvel-móvel, o que barateia sobremaneira o custo dos telefonemas. “Conseguimos montar um plano adequado ao nosso perfil. Nosso foco principal nesse esforço foi atacar o custo das ligações de fixo para móvel, que é o nosso maior percentual de ligações”, disse Bruno Batista durante exposição aos colegas de outros órgãos durante a reunião.

continua após o anúncio

Para Antônio Eurípedes, superintendente da Suprilog, a redução dos gastos com telefonia obtida no Governo pode ser ainda mais relevante, se forem considerados os reajustes de tarifas neste período. Ele acredita ainda que há mais espaço para ampliar esse ganho. “Podemos observar que, com a adoção de práticas de gestão eficientes, é possível alcançar melhores resultados e atingir metas definidas para o uso dos serviços de telefonia pelos órgãos do Governo”, concluiu.

(Com informações da Comunicação Setorial da Segplan)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247