Governo do Estado entrega Sistema Pirapama de abastecimento
Concluso da Adutora, que custou R$ 500 milhes aos cofres pblicos, deve acabar com o racionamento de gua em cinco municpios da Regio Metropolitana.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Tércio Amaral_PE247 - O racionamento de água em parte dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) está com os dias contados. A conclusão do Sistema Adutor de Pirapama está sendo entregue à população, na tarde desta segunda-feira (05), pelo Governo do Estado. A obra, composta por uma barragem com capacidade para 61 milhões de metros cúbicos de água e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), custou aos cofres públicos a cifra de R$ 550 milhões.
Os números do novo sistema impressionam. Ao todo, Pirapama possui mais de 50 quilômetros de tubulação, feitos com tubos de aço com quase dois metros de diâmetro. Só no eixo principal são 25 quilômetros, que a cada 12 metros recebe uma solda para reforçar a estrutura.
Sua conclusão beneficia 3,5 milhões de pessoas da RMR por meio da oferta de 5,13 m³/ segundo de água, representando um incremento de 48% da produção de água na RMR.
A construção foi iniciada em 2008. Os três novos reservatórios distribuirão água para a cidade do Cabo, para o Centro e a região Sul do Recife, além de beneficiar o município de Jaboatão dos Guararapes. A construção envolveu cerca de 2500 operários, técnicos e engenheiros.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247