Governo diz que vai dobrar o número de equipes do BPRaio no Estado
O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quarta (10), em reunião do programa "Em defesa da vida", que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana. Na Capital, serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Ceará 247 - Em reunião de monitoramento do programa "Em Defesa da Vida", na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (10), o governador Camilo Santana (PT) anunciou que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de reforçar a presença do efetivo especializado em municípios do interior do Estado.
O BPRaio na Capital conta hoje com 38 equipes, 397 policiais militares, 350 motos e seis viaturas. Serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape e Eusébio somarão 26 equipes, 39 policiais militares, 100 motos e seis viaturas.
No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018. O projeto de interiorização do BPRaio no Estado prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Através da ação, oito cidades já receberam a estrutura da Polícia Militar: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá. Além destes municípios, o Raio atende a outros municípios próximos de cada localidade, alcançando 171 municípios ao todo.
Segundo Camilo Santana, a ampliação do policiamento é fundamental para o combate à criminalidade em território cearense. Este investimento, destaca o chefe do Executivo, caminha junto ao desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, a exemplo das últimas promoções de policiais e bombeiros militares, posse de novos policiais civis, Delegacias com Atendimento 24 horas, dentre outros avanços estruturais.
"Onde o Governo do Ceará implantou o Raio nós tivemos resultados muito positivos de redução da violência, temos pesquisas em relação a isso. Decidimos, então, ampliar o Raio. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico. Todos os municípios da Região Metropolitana terão. E a meta em Fortaleza é dobrar, dividindo a cidade em territórios menores com a presença mais forte da polícia", detalhou o governador.
Violência em alta
O anúncio aconteceu na mesma ocasião da divulgação dos números de homicídios em abril. Houve aumento em todas as regiões do Estado. Em Fortaleza, a alta foi 86,7%.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247