Governo de Pernambuco vai mandar alunos para o exterior
Alunos da rede pblica tero aulas de ingls e espanhol. Ao todo sero contemplados 24 mil estudantes, de 273 escolas. Os melhores participaro de intercmbio nos Estados Unidos, Inglaterra, Canad e nova Zelndia.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Raphael Coutinho_247 – Os alunos da rede pública de ensino em Pernambuco terão a oportunidade de “ganhar o mundo”. Pelo menos esta é a proposta do Programa Ganhe o Mundo, lançado na última semana e que tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos em língua estrangeira dos estudantes, além de possibilitar a realização de intercâmbio deles em outros países. Cerca de 24 mil alunos terão a oportunidade de estudar inglês e espanhol, em um investimento que gira em torno de R$ 50 milhões.
Podem participar do programa os estudantes do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. Ao todo, 273 escolas, em 124 municípios do estado, devem oferecer os cursos. As vagas serão preenchidas pelos estudantes com melhor desempenho nos primeiros bimestres deste ano letivo. No total serão formadas 800 turmas com 30 alunos. “Até a Copa do Mundo de 2014 teremos quase 100 mil jovens com algum nível de conhecimento em língua estrangeira”, disse o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes.
O secretário ressaltou ainda que o acesso dos estudantes aos cursos de inglês e espanhol trará benefícios para o momento em que Pernambuco se encontra. “Os alunos vão terminar o ensino médio com o este curso e isso vai beneficiar estes jovens no mercado de trabalho. As empresas que estão se instalando aqui no estado necessitam de pessoas capacitadas”, reforçou Gomes.
Também faz parte do programa o envio dos melhores estudantes para intercâmbio. O Governo do Estado firmou parceria com os EUA, Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia, para atender alunos que queiram estudar a língua inglesa. Para o espanhol, Pernambuco deve assinar convênios com os governos da Espanha, Chile e Uruguai. O intercâmbio tem duração de seis meses. “Além da oportunidade de conhecer outro país, queremos que os alunos tenham outra visão do país onde vivem, a partir desta experiência”, acrescentou o secretário.
Em maio de 2012, os 800 alunos do curso de inglês que mais se destacaram nas aulas serão selecionados para a viagem. A avaliação levará em consideração as notas obtidas, a disciplina, a frequência e a dedicação. Após a seleção, os estudantes passarão por um período preparatório – que inclui acompanhamento psicológico – até embarcarem para o exterior. Os estudantes contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitas. Além disso, receberão uma ajuda de custo de US$ 300 dólares por mês.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247