Governo Bolsonaro tem 99 militares na gestão de órgãos socioambientais
A Funai, o Ibama e o ICMBio concentram a maior parte dos 99 militares na gestão de órgãos socioambientais: 33, 19 e 17, respectivamente
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O governo Jair Bolsonaro nomeou 99 militares em cargos comissionados de órgãos de gestão socioambiental. A Funai, o Ibama e o ICMBio concentram a maior parte desses servidores: 33, 19 e 17, respectivamente. Os demais estão no Ministério do Meio Ambiente (13), na Secretaria de Saúde Indígena (6), no Incra (5), no Ministério da Agricultura (3), na Funasa (2) e na Fundação Palmares (1).
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação, por meio do projeto Achados e Pedidos dentro do Monitor de Dados Socioambientais, desenvolvido pela Transparência Brasil e pelo Fiquem Sabendo, com financiamento da Fundação Ford.
De acordo com informações publicadas pela Coluna do Estadão, entre os 99 militares, quase a metade é do Exército (49 servidores). Também há 28 ex-policiais militares, sendo 16 Polícia Militar de São Paulo.
A grande maioria dos militares nos órgãos de gestão ambiental é da reserva, assim como no primeiro escalão do governo, em que 11 ministro das Forças Armadas também estão nessa situação. Dos ministros, apenas dois não são do Exército (Bento Alburquerque, de Minas e Energia, e Marcos Pontes, de Ciência e Tecnologia).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247