Governo Bolsonaro deixa de fora parte das pessoas com deficiência de grupo prioritário da vacina

A nova diretriz do Plano Nacional de Imunização passou a contemplar pessoas com deficiência permanente, mas somente aquelas cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio do INSS

Apenas os que recebem auxílio serão imunizados
Apenas os que recebem auxílio serão imunizados (Foto: Prefeitura de Linhares)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Revista Forum - Artista plástico e ex-vereador de Amparo, cidade do interior de São Paulo, Sergio Nardini é portador de uma doença neuromuscular rara, chamada de Atrofia Muscular Espinhal Progressiva (AME). A doença reduziu sua capacidade pulmonar para 43%, o que torna Nardini um alvo perigoso para a Covid-19. Apesar disso, ele ainda não tem expectativas de quando deve se vacinar contra a doença, já que não enquadra nas próximas fases da vacinação dos grupos prioritários conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização.

“Eu tenho uma baixa capacidade respiratória, de 43%, isso me coloca em um grupo de altíssimo risco. Se eu for contaminado, no meu caso é bastante complicado”, conta o ex-vereador, em entrevista à Fórum. “Eu não saio de casa há um ano e não recebo visitas”, completa Nardini, que conta com ajuda da família para a higienização dos equipamentos que utiliza.

continua após o anúncio

O governo federal divulgou nesta semana novas diretrizes da vacinação da Covid-19 para o grupo das comorbidades, o próximo a ser contemplado pelo Plano Nacional de Imunização. As comorbidades são pessoas que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença.

A nova diretriz passou a contemplar pessoas com deficiência permanente, mas apenas aquelas cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio do INSS. A primeira fase ainda restringiu a vacinação para pessoas de 55 a 59 anos.

continua após o anúncio

Leia a íntegra na Revista Forum 

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247