Governador destina R$ 7,6 milhões para recuperação de dependentes químicos
O governador Wellington Dias assinou Termo de Fomento nesta quarta-feira com 22 comunidades terapêuticas para prevenção, tratamento e reinserção social e familiar de pessoas com dependência química; o programa terá anual de até R$ 7,6 milhões, que serão repassados de acordo com a quantidade de vagas ocupadas; Dias destacou que a medida contribuirá para a redução da criminalidade; "Não há um caminho único para o combate às drogas. São muitas as políticas e o Piauí aposta na prevenção, na diminuição do consumo pela redução da dependência. Estamos ultrapassando 1.500 vagas para tratamento, mas a meta é alcançar em torno de três mil vagas", disse o governador
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Piauí 247 - O governador Wellington Dias assinou Termo de Fomento nesta quarta-feira com 22 comunidades terapêuticas para prevenção, tratamento e reinserção social e familiar de pessoas com dependência química. A parceria será acompanhada pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cedrogas), e prevê orçamento anual máximo de até R$ 7,6 milhões, que serão repassados de acordo com a quantidade de vagas ocupadas.
Dias destacou que a medida contribuirá para a redução da criminalidade. "Não há um caminho único para o combate às drogas. São muitas as políticas e o Piauí aposta na prevenção, na diminuição do consumo pela redução da dependência. Estamos ultrapassando 1.500 vagas para tratamento, mas a meta é alcançar em torno de três mil vagas", afirmou o governador.
A iniciativa também contempla o atendimento a pessoas que cometem pequenos delitos. "Em vez de ir para dentro do presídio, que acaba se transformando em uma escola do crime, que essa pessoa possa receber tratamento. O Estado está estruturando cada vez mais as condições da desintoxicação na rede de saúde, do outro lado, são 22 entidades que fazem um trabalho extraordinário. Cerca de 60% a 70% dos atendidos está há dois anos sem reincidência. É uma vitória extraordinária", destacou Wellington Dias.
"Graças à parceria que a Cedrogas fez com as comunidades terapêuticas, nós estamos muito à frente de outros estados. Hoje todos os estados estão diminuindo a disponibilidade de vagas de comunidades terapêuticas, e o Piauí está aumentando, focado na prevenção, na redução de danos", afirmou o presidente da Federação Norte-Nordeste de Comunidades Terapêuticas e coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa.
Interior.
Uma das contempladas será a Comunidade Nova Vida, de São Raimundo Nonato, a 530 km de distância da capital. "Nós já fazíamos esse trabalho, mas com muita dificuldade, pedindo ajuda a um e a outro. Há mais de três anos estamos nessa luta e, graças à sensibilidade deste governo, podemos melhorar a qualidade do nosso serviço", afirma o coordenador da Nova Vida, Elídio Cardoso.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247