Garry Kasparov passa pelo Brasil para difundir o xadrez
Maior enxadrista de todos os tempos, o russo apresentou a Fundao Kasparov em escolas brasileiras e jogou uma simultnea contra 20 crianas e jovens
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Um dos maiores jogadores de xadrez da história, o russo Garry Kasparov esteve em viagem ao Brasil neste final de semana para difundir o esporte em diversas escolas brasileiras e divulgar seu mais novo programa, o Kasparov Chess Fundation. A entidade visa a inclusão e o aprimoramento do esporte nas escolas, missão idêntica à brasileira ADX, Associação para o Desenvolvimento do Xadrez.
De acordo com Kasparov, que concedeu entrevista ao Programa do Jô, da TV Globo, na última sexta-feira, já foram comprovados os benefícios do xadrez na educação. O russo contou que em uma experiência realizada na Alemanha, um grupo que estudou xadrez além das disciplinas obrigatórias obteve resultados melhores nos exames de matemática do que um grupo de estudantes que não incluiu o esporte em sua grade. No Brasil, Kasparov jogou contra 20 crianças e jovens escolhidos pelo Sesi, em um partida simultânea. O presidente da ADX, Giovanni Vescovi, sete vezes campeão brasileiro de xadrez, estava na plateia.
Kasparov foi o mais novo enxadrista a ser campeão mundial, com apenas 22 anos, em 1985, e manteve o título até 2000. Em 2005, o russo resolveu se aposentar, após vencer o Torneio de Linhares pela nona vez. Ao ser questionado sobre a decisão, o enxadrista afirmou que a principal razão foi a falta de objetivos pessoais no mundo do xadrez. Na última quarta-feira, Garry Kasparov participou do 1º Festival ADX de Xadrez, encontro que o russo aproveitou para apresentar sua entidade internacional não lucrativa.
Assista à entrevista de Kasparov a Jô Soares:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247