Futebol deve ter uso de tecnologia apenas em 2013
International Board revelou que testes ainda comearo a ser realizados, o que derrubou a previso inicial; na ltima Copa, bola chutada pelo ingls Lampard ultrapassou a linha, mas o juiz no viu
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A tecnologia para determinar se uma bola entrou ou não no gol só deve ser implementada no futebol a partir de 2013. O Campeonato Inglês esperava poder contar com cinco tipos do sistema em agosto de 2012, mas um membro da International Board revelou nesta quarta-feira que os testes de nove aparelhos ainda começarão a ser realizados, o que derrubou a previsão inicial.
"Acho que está muito tarde para acontecer na temporada 2012/2013. Acho que será em 2013/2014 porque é preciso um grande processo para tomar uma decisão capital como essa, para qualquer liga ou competição que quiser aplicar", disse o membro da International Board e secretário-geral da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), Alex Horne.
Os testes acontecerão em estádios pela Europa que não estiverem recebendo partidas, o que fará com que nenhum sistema possa ser aprovado antes de julho do ano que vem. A International Board, que se reuniu na última terça para discutir o assunto, já testou outras nove tecnologias, mas elas não atingiram o resultado esperado.
"Há uma fase de testes que vai acontecer até março que vai estabelecer em princípios básicos se a tecnologia pode atingir um aproveitamento razoável, de 90, 99, talvez 100%", afirmou Horne. "Uma vez que isso for feito, haverá uma segunda fase de testes em condições adversas. Se pudermos ter certeza de que a tecnologia consegue funcionar em todas as condições, então ela será boa o suficiente", completou.
Se tudo ocorrer dentro do planejado, partidas do Campeonato Inglês na temporada 2013/2014 já deverão acontecer com o uso dessa tecnologia. A intenção da International Board é que a escolha do sistema aconteça o mais rápido possível, já que a entidade e a Fifa esperam adotá-lo já na próxima Copa do Mundo, em 2014, no Brasil.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247