Estudantes de Goiás conquistam o passe livre

Em resposta à onda de protestos, acordo foi celebrado nesta sexta-feira (28) entre o governador Perillo (PSDB), o prefeito Garcia (PT), administradores dos 17 municípios da rede metropolitana do transporte da capital e o prefeito Gomide (PT), de Anápolis; governo estadual entrará com 50% dos R$ 6 milhões necessários à implantação; Prefeitura da Capital vai arcar com 30% e os demais prefeitos bancarão 20%; concessão do benefício a outros municípios que contam com transporte público será discutida caso a caso

Estudantes de Goiás conquistam o passe livre
Estudantes de Goiás conquistam o passe livre (Foto: )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247_ Todos os estudantes da grande Goiânia e de Anápolis terão direito ao passe livre no transporte coletivo. A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28) entre o governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito Paulo Garcia (PT), outros 17 prefeitos da Região Metropolitana da capital e o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). A concessão do passe livre aos demais municípios que contam com transporte público será discutida caso a caso. 

Pela nova proposta, terão acesso ao passe livre todos os estudantes de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio e também universitários da capital e região. O custo do passe livre, estimado em R$ 6 milhões, será dividido entre Estado, que entrará com 50%, Prefeitura de Goiânia, que arcará com 30%, e os demais 17 municípios, que financiarão 20%.

Em resposta aos protestos contra o reajuste da tarifa, Perillo acelerou a implantação de uma proposta de passe livre para os estudantes das redes pública e privada de ensino com renda familiar inferior a três salários mínimos. Agora, o programa será reformulado para, em parceria com os municípios, ampliar o benefício a todos os estudantes, independente da condição econômica.

continua após o anúncio

A reunião entre o governador e os prefeitos das cidades beneficiadas foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Antes, por volta das 9h30, o tucano se reuniu com Garcia.

Na reunião, governador e prefeitos também discutiram um posicionamento diante da onda de protestos registrada na capital e em outras cidades da Região Metropolitana. Além de disso, foram debatidas medidas que possam resultar em melhorias para o transporte coletivo.

continua após o anúncio

Após o acordo, Garcia vai enviar o projeto à Câmara de Goiânia, onde deve ser votado na segunda-feira (1°) em caráter de urgência. A expectativa do prefeito é que o benefício entre em vigor imediatamente. No período da tarde, o petista deve se encontrar com estudantes para informá-los sobre o encaminhamento da proposta.

(Foto: Eduardo Ferreira/GoiásAgora)

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247