Estado acompanha presos com tornozeleiras eletrônicas
Um Centro de Monitoramento Eletrnico de Reeducandos foi inaugurado, nesta segunda-feira (7), para aumentar o controle dos detentos; a ao faz parte do Pacto pela Vida
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Julliana Araújo_247 – O Governo de Pernambuco passou a acompanhar, nesta segunda-feira (7), os passos dos presos em regime Semiaberto, através de tornozeleiras eletrônicas. Nesta segunda-feira (7), foi inaugurado, no bairro de Santo Amaro, no Recife, o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos. A estrutura conta com o trabalho de 40 técnicos especializados e faz parte do programa Pacto pela Vida.
“Isso é um outro passo pioneiro do Pacto chegando à realidade. Precisamos controlar melhor os presos que saem das cadeias, mais de perto. Se eles forem bem, eles têm a prova para a justiça que podem continuar a progredir sua pena. Se forem mal, vão presos. Vamos começar monitorando mil, mas vamos ampliar para 2.200”, adiantou o governador Eduardo Campos.
Com o sistema de monitoramento os dados de acompanhamento são enviados via satélite para uma central, localizada em São Paulo e repassados ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em Pernambuco. Os reeducandos estão sendo cadastrados nas Zonas de Inclusão que determinam o trajeto deles quando não estiverem na unidade prisional.
Para ser considerado foragido, o usuário da tornozeleira precisa se encaixar em três situações: evasão da área de circulação permitida, rompimento do equipamento ou caso não se apresente à unidade prisional na data marcarda. Caso a torzeleira seja retirada, o Ciods é informado imediatamente e encaminha uma viatura policial ao local e o reenducando é recolhido ao Sistema Penitenciário.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247